O macrossetor de Turismo e Transporte cresceu 19% no Carnaval deste ano, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em comparação com a festa no ano passado. A análise, de abrangência nacional, considerou os dias 17 a 22 de fevereiro de 2023 em comparação com o período entre 25 de fevereiro e 2 de março de 2022.

Desempenho em seis capitais

Uma análise especial do ICVA relacionada a seis capitais – Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo – mostrou que o grande destaque do Carnaval este ano foi o macrossetor de Turismo e Transporte.

Salvador foi a capital com o resultado mais positivo para o setor (+68,7%). Na sequência, aparece o Rio de Janeiro, que cresceu 45%. Belo Horizonte e São Paulo também se beneficiaram com as celebrações, com aumento de Turismo e Transporte em 30% e 20,9%, respectivamente. Florianópolis e Recife fecham a lista com crescimento de 15,8% e 11,8%.

Os hotéis deram importante contribuição para o resultado. Em Salvador, o crescimento foi de 73,7%, seguido pelo Rio de Janeiro (+53,4%) e Belo Horizonte (+28,5%). Em Recife e Florianópolis, o segmento cresceu 19,4% e 11,7%, respectivamente. Em São Paulo, o faturamento do ramo hoteleiro foi 2,1% maior.

“O Carnaval em 2022 foi atípico. Com o aumento de casos da variante Ômicron da Covid-19, as festas de rua e os desfiles de escolas de samba foram adiados”, afirma Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo. “Em 2023, a celebração ocorreu normalmente e as pessoas puderam planejar viagens com antecedência. Isso fica evidente ao analisar o desempenho do setor em destinos tradicionais do Carnaval, como Salvador e Rio de Janeiro”.

Outros setores

O fluxo de turistas alavancou o setor de Serviços no Rio de Janeiro (+10,3%), Belo Horizonte (+6,5%) e Florianópolis (+5,4%). No país, o crescimento do setor foi de 2,1% no período do feriado prolongado.

O setor de Alimentação – Bares e Restaurantes foi destaque em Belo Horizonte (+11,6%) e Recife (+6,3%). Em âmbito nacional, houve queda de 1,4%.


Leia também: Gol adquire Map Transportes Aéreos e expande operações regionais