O Circuito Litoral Norte de São Paulo, integrado pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, coordenou uma reunião com o Governo de São Paulo nesta terça-feira (28). O objetivo é debater e apresentar ações para a retomada do turismo nos municípios afetados pelas recentes chuvas.

Realizado em Caraguatatuba, o encontro contou com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, além de representantes dos municípios da Região Turística do Litoral Norte, banco público de desenvolvimento, associações comerciais, entidades de defesa do consumidor e de apoio às micro e pequenas empresas.

Lucena apresentou um mapeamento dos impactos causados e um plano de ação emergencial, além de abordar questões como crédito turístico para empreendedores e prefeituras locais, a recuperação de equipamentos e obras de infraestrutura, além da promoção do destino.

Também foi disponibilizada, em parceria com a Desenvolve-SP, uma linha de crédito de mais de R$ 500 milhões para o setor público e privado investir na recuperação de infraestrutura e empreendimentos da região.

Para micro e pequenos empresários do setor turístico, serão R$ 100 milhões em crédito. Uma plataforma online da Secretaria já está oferecendo apoio gratuito para a elaboração de projetos e planos de negócios, orientação ao crédito e consultorias individuais, em parceria com o Sebrae-SP.

A Secretaria de Turismo e Viagens de SP também se comprometeu a promover os destinos afetados assim que a defesa civil, autoridades de meio ambiente e infraestrutura sinalizarem que não há riscos para visitantes e moradores, assim como comércios e serviços locais. A Secretaria apresentou uma campanha de fomento ao turismo para aquecer a economia local fora de temporada.

Para colaborar com a reestruturação do planejamento de turismo regional, o Circuito Litoral Norte segue alinhando parcerias e ações com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae e ABIH, entre outras entidades. Clique aqui para mais informações sobre o Circuito Litoral Norte.

Medidas apresentadas

Aguilar Júnior, prefeito de Caraguatatuba, destacou a união dos prefeitos da região e do governo estadual como caminho para superar o momento delicado. Já a prefeita de Ubatuba, Flávia Paschoal, mencionou ações como o apoio às vítimas e os esforços da defesa civil, em parceria com o governo do estado. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, abordou a solidariedade das cidades não afetadas, como a própria Ilhabela, que cedeu leitos em seus hospitais e arrecadou mantimentos para a população desalojada.

A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, que esteve representando o prefeito da cidade, Felipe Augusto, reforçou a ajuda e solidariedade do governador Tarcísio e do secretário Lucena.

Por fim, o presidente do Consórcio Litoral Norte e prefeito de Bertioga, Caio Matheus, citou a importância de um plano de retomada que leve em conta também as cidades que menos afetadas, como Ilhabela e Bertioga; e o coronel Henguel enfatizou que algumas localidades, como São Sebastião, ainda se encontram em situação delicada, o que requer cuidado na retomada da atividade turística.


Leia também: Governo de SP libera crédito emergencial para o setor turístico do litoral paulista