Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, se encontraram, na última quinta-feira (26), para discutir ações para aproximar, ainda mais, a cultura do turismo pelos segmentos literário e audiovisual. Durante a reunião foi apresentada a iniciativa do EmbraturLAB, que irá transformar os cenários e personagens da literatura brasileira em atrativos turísticos.

Freixo explicou que a ideia do projeto “Desafio Rotas Literárias” é selecionar startups para desenvolverem soluções que ofereçam, aos turistas estrangeiros e brasileiros, a possibilidade de sair das páginas dos livros e imergir nas possibilidades que a tecnologia oferece.

“Estamos muito felizes com essa aproximação. Nunca tivemos algo tão sólido, dentro da política pública, para o audiovisual. Estamos convencidos de que o audiovisual pode mudar o turismo brasileiro. O edital de curtas vai ganhar peso e relevância em nossa atuação, colocando nosso país no roteiro internacional das produções audiovisuais, que têm a finalidade de fortalecer a imagem e o desejo por destinos brasileiros”, pontuou.

A ministra Margareth Menezes afirmou ser fundamental a criação de um grupo de trabalho para atuar em conjunto com a Embratur. “Temos que identificar como envelopar essa ideia, de forma a trazer a cultura das cidades para o dia a dia das pessoas, dos turistas que visitam nosso país. As próprias cidades precisam ser provocadas para o seu potencial cultural, artístico e turístico que elas têm. Precisamos acender essa trilha do Turismo e Cultura, justamente por termos um país com tanta diversidade. Vamos potencializar, afinar as ações entre o turismo e a cultura para fortalecer, ainda mais, o nosso país internacionalmente”, reforçou a ministra.

Desafio Rotas Literárias

As startups podem inscrever seus projetos no Desafio Rotas Literárias até o dia 30 de novembro, no site do EmbraturLAB. – iniciativa que promove a competitividade dos serviços do setor do turismo a fim de melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil.

Os projetos têm que propor soluções inovadoras para desafios como: valorização da Literatura Brasileira e Patrimônio Cultural; sugerir inovação tecnológica para impulsionar o turismo literário; melhoria da infraestrutura e conectividade regional; expansão do circuito do segmento; melhorar a integração com o comércio e informações úteis; preservação da cultura e história através da tecnologia e geração de renda para comunidades locais.

Clique aqui para conferir o edital do Desafio Rotas Literárias