BRL - Moeda brasileira
EUR
6,51
USD
5,56

Alagev lançou Hub ESG em evento de co-criação com 70 participantes

Na manhã desta quinta-feira (4), a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) lançou oficialmente o seu Hub ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), que contou com apoio da R1 Audiovisual, Tes e Aloha Breads, tendo como anfitrião o hotel Renaissance (SP) e cobertura da Galera do Click, projeto profissionalizante de fotografia para pessoas com síndrome de Down.

“O ESG é transformador não só de negócios, mas também de pessoas. Há tempos a Alagev se movimenta de forma fragmentada em relação ao ESG, seja na Lacte, no Trade Talks, na divulgação de papers. Em parceria com a Grace Kelly Cauzo, diretora da Queensberry, e com a Ana Paula Arbache, fundadora do Hub Mulher e da Arbache Innovations, nos conectamos como três mulheres e uma causa em comum: colocar em prática ESG em viagens e eventos corporativos, trazer consciência para pessoas e empresas e colocá-los um passo à frente, preparados”, comenta Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da Alagev, sobre as parceiras nesta nova frente de trabalho.

Grace reforçou o quanto é importante as organizações, sejam elas fornecedores ou clientes, terem uma agenda ESG. “O Brasil ainda está muito atrasado em relação a este tema. Em uma organização de eventos, precisamos ter pessoas pretas e trans. Quando contratamos uma banda, é possível ter uma mulher como participante. Precisamos pensar no que está acontecendo ao lado da gente e no que estamos fazendo para ajudar pessoas e ambientes que precisam”, menciona.

Segundo pesquisa realizada pela Expedia com 11 mil entrevistados, 90% buscam opções sustentáveis para suas viagens, enquanto três em cinco escolhem alojamento e transporte eco friendly, 74% percebem que sustentabilidade custa caro e 50% mencionam que pagariam a mais por isso.

Durante o encontro híbrido, do qual participaram cerca de 70 pessoas, gestores de eventos e viagens corporativas e fornecedores de diversas localidades do Brasil, Ana Paula conduziu uma dinâmica na metodologia World Café, em que os presentes foram divididos em grupos para discutir e trocar boas práticas sobre responsabilidade ambiental, responsabilidade social, governança responsável e comunicação ESG. Todos os apontamentos serão estudados, aprofundados e transformados em um documento com diretrizes a ser apresentado posteriormente.

“Desenvolvimento sustentável com crescimento econômico é onde queremos chegar. Não adianta fazermos um discurso messiânico sem ter dinheiro no caixa para pagar as contas. Estudos mostram que hoje as organizações apresentam um investimento grande na questão ambiental, significativo em governança e muito baixo em social. Porém, sem o desenvolvimento social, ou seja, se não se tem renda, também não se tem compra”, conclui Ana Paula.

Como próximos passos, a Alagev vai lançar uma plataforma própria de capacitação, networking e gamificação. Além disso, será oferecida certificação para fornecedores, que passarão a contar com um selo ESG. “Apoiadores ao projeto também serão essenciais para que tudo se materialize. Em breve, compartilharemos oportunidades para o mercado estar com a gente em mais essa frente”, finaliza Giovana.


Leia também: Alagev anuncia Voll como nova mantenedora

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS