Com o objetivo de ampliar os negócios ligados ao turismo e, com isso, fortalecer cada vez mais o setor, a Embratur participou, na última quinta-feira (18/08), da 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura. Durante a cerimônia de abertura do evento, em Manaus (AM), a Agência esclareceu as principais iniciativas voltadas para o turismo de pesca e debateu oportunidades de negócios.

Realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus), com apoio da Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas e Ministério do Turismo, a feira busca promover negócios entre empreendedores regionais e evidenciar o potencial de turismo da Floresta Amazônica. A programação vai até o próximo sábado (20/08), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

O assessor da gerência de Natureza da Embratur, Alisson Andrade, abordou durante sua palestra a estratégia da Embratur para o turismo de natureza, com participação em feiras internacionais, promoção de parques nacionais, além de presença em eventos temáticos, como o da pesca esportiva. Também foi ressaltado o Acordo de Cooperação Técnica da Embratur com a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), que busca desenvolver o turismo de pesca esportiva no Brasil, seja em rios ou mares, atraindo turistas de fora do país.

De acordo com dados do Banco Mundial (2019), a pesca esportiva é responsável pela receita de 200 bilhões de dólares e emprega cerca de 700 milhões de pessoas. No Brasil, segundo a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), cerca de oito milhões de pessoas têm o hábito de pescar, sendo a pesca esportiva responsável por movimentar R$ 3 bilhões por ano, gerando cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos.

Feira internacional

Em julho, a Embratur participou da International Convention of Allied Sportfishing Trades (ICAST), a maior feira de pesca esportiva do mundo, com mais de 70 países participantes. Em Orlando, nos Estados Unidos, a Agência se reuniu com importantes operadores do setor e debateu oportunidades de negócios. O encontro serviu para aproximar os operadores brasileiros e os norte-americanos e posicionar o Brasil como um dos líderes do turismo de natureza do mundo.


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