Faltam poucos dias para o 4º Fórum Clia Brasil 2022, que acontece em 14 de setembro, na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, e a Clia Brasil anuncia a programação completa do evento, que reúne autoridades e grandes executivos do mercado de Cruzeiros, para debater e refletir sobre tendências e os desafios para o desenvolvimento do setor no país.

Com a presença do ministro do Turismo, Carlos Brito e do presidente da EMBRATUR, Silvio Nascimento, a cerimônia começará com a exibição de vídeos com updates globais de Pierfrancesco Vago, Chairman da CLIA Global, e Kelly Craighead, CEO da CLIA Global.

Adrian Ursilli, presidente do Conselho da Clia Brasil e Country Manager Brazil da MSC Cruzeiros, dará as boas-vindas e fará um overview do segmento, antes da apresentação sobre sustentabilidade e de dados inéditos do Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2021/2022, realizado pela CLIA Brasil, em parceria com a FGV, que será feita por Marco Ferraz, Presidente Executivo da entidade.

As tendências e os cenários da Indústria de Cruzeiros no Brasil e no mundo serão tema do primeiro painel que contará com Adrian Ursilli (MSC Cruzeiros), Dario Rustico (Presidente Executivo para América do Sul e Central da Costa Cruzeiros), André Pousada (Regional Vice-President, Government Relations – Latin America da Royal Caribbean Cruzeiros), sob mediação do jornalista do Grupo Bandeirantes, André Coutinho.

O segundo painel tratará da regulação e os desafios das operações no Brasil. Para falar sobre esse assunto de extrema importância para o setor, estarão presentes Eduardo Nery Machado Filho (Diretor Geral da Agência Nac. de Transportes Aquaviários – ANTAQ), Dr. Caio Bortone Ramos Ribeiro (Delegado da Polícia Federal), Monica Cristina Antunes Figueiredo Duarte (Assessora da Gerência de Gestão da Qualidade e Risco Sanitário da Gerência Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras – ANVISA) e Ministério do Turismo.

Com a retomada da navegação no Brasil e as excelentes expectativas para as próximas temporadas, Mario Povia (Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários), Fernando Biral (CEO da Santos Port Authority – SPA), Ana Paula Leal Aguiar Calhau (Diretora empresarial e de relação com o mercado da Codeba) e Paulo Castro e Silva (Diretor de negócios e sustentabilidade da CDRJ) estarão no painel “Portos e Infraestrutura: como o Brasil se prepara para receber os navios no futuro”, com mediação de Adrian Ursilli (MSC).

Fundamentais em todas as temporadas de cruzeiros, os Terminais de Passageiros do Brasil, representados por seus diretores e executivos,  irão compor um painel dedicado a falar de investimentos e competitividade. No palco estarão  Sueli Martinez (Diretora de Operações do Concais – Santos), Gilberto Menezes (Diretor de Operações do Contermas – Salvador) e  Marcello Chagas (Gerente de Operações e Supervisor de Segurança Portuária do Pier Mauá – Rio de Janeiro), com mediação de Marco Ferraz, Presidente Executivo da CLIA Brasil.

Com a presença de Secretários de Turismo de diversas cidades que são destaque na temporada brasileira, o tema “Destinos, Atrações e Receptividade” entrará em pauta, com debate de Selley Storino (Santos-SP), Maurício Bacelar (Salvador-BA), Evandro Neiva (Itajaí-SC), Dr. Maycon Siqueira (Búzios-RJ) e Luciane Leite (Ilhabela-SP), com mediação de André Coutinho.

O evento também trará uma conversa acerca do trabalho a  bordo e suas normas jurídicas, que será capitaneada pelos advogados especialistas no tema, Dr. Marcelo Fortes Giovannetti, Dra. Renata Azi e Dr. Rodrigo Mattos Sérvulo de Faria, com mediação de Mario Franco, Conselheiro Clia Brasil e Representante Royal Caribbean no Brasil.

As inscrições para o Fórum Brasil são gratuitas e limitadas. Para garantir sua vaga, se cadastrar e saber todos os detalhes do evento, basta acessar o site oficial.

4º Fórum Clia Brasil 2022

14 de setembro de 2022 – a partir das 9h

Ministério do Turismo – Brasília – DF

Patrocinadores

Participação Premium – Secretaria de Turismo de Búzios, Concais, Contermas, Pier Mauá,  Secretaria de Turismo da Bahia.

Participação Gold – Prefeitura de Ilhabela

Participação Silver – Atracadouro Barra Sul, IPTur, Luck Receptivo, Prefeitura de Santos, Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí, Tourshop.


Leia também: 4º edição do Fórum Clia Brasil acontecerá em setembro