De acordo com o IBGE, o Paraná foi o quinto estado cujo turismo mais cresceu neste primeiro semestre. A taxa é de 37,9% no primeiro semestre de 2022 no comparativo com o mesmo período do ano passado. Essa alta foi impulsionada, em parte, por eventos corporativos, em Curitiba, e turismo de lazer, com foco em Foz do Iguaçu.

Em junho, a alta foi de 31,4%, deixando o estado acima da média nacional, que é de 25,9%. Foz do Iguaçu, por sinal, está entre os três destinos nacionais mais procurados nos buscadores online.

Durante o período de pandemia foi desenvolvida a campanha “Paraná para os paranaenses”, refletindo a tendência do turismo local. Hoje essa tendência permanece e leva cada vez mais visitantes a atrações locais por todas as regiões. Quem informa é o turismólogo André Poletti, que comemora o crescimento.

“Curitiba é um destino que segue em evidência, tanto pelo turismo de lazer como corporativo. Mas podemos destacar como alternativas bastante procuradas as praias do Matinho e Ilha do Mel, que estão apresentando uma movimentação acima do normal”, frisou André. A praia do Matinho está recebendo investimento e passa neste momento por uma obra de alargamento da faixa de areia.

“A Praia de Porto Rico, uma praia de água doce, também está bombando. Recebemos cerca de dez mil pessoas por fim semana durante o verão, então a expectativa para esta temporada está bem alta”, contou André.

No início do próximo ano está prevista a licitação para construção da Ponte de Guaratuba, que irá aumentar em 50% o fluxo de visitantes.

Outro destaque, foi a reabertura, em dezembro de 2021, da Yup Star, maior roda gigante da América Latina, localizada em Foz do Iguaçu. O destino, que recebe cerca de 15 mil pessoas nas Cataratas, está com um projeto de abrir uma atração a cada ano, o que já alimenta a expectativa de que o número de visitantes aumente ainda mais.


Leia também: Curitiba prevê aumento de 15% no número de visitantes durante período natalino