A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) segue sua participação na IMEX America e, na quarta-feira (12/10), realizou reuniões produtivas para alavancar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil.

Após tratativas com empresas e associações para captação de eventos e grupos de incentivo ao país, a previsão da Agência é que os novos negócios incrementem a entrada de visitantes do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions) em 16 mil pessoas nos próximos cinco anos. A feira em Las Vegas, nos Estados Unidos, começou na última terça-feira (11/10) e encerra a programação nesta quinta (13/10).

Na quarta-feira (12/10), o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, e a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira, realizaram 13 reuniões individuais e duas em grupos com cerca de 30 compradores de todo o mundo.

Essa atuação da Embratur na feira permite uma previsão de geração de receita estimada de R$ 35 milhões nos próximos anos. O cálculo é baseado nos dados da ICCA (International Congress and Convention Association), levando em consideração o gasto médio do turista de negócios e eventos de US$ 417.

“O Brasil oferece muito mais do que praias e paisagens paradisíacas e temos infraestrutura suficiente para receber eventos de pequeno, médio e grande porte em todas as regiões do país,” destaca Nascimento.

Vale ressaltar que, em 2019, último anos antes das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Brasil recebeu quase 1 milhão de viajantes do segmento MICE, sendo São Paulo o principal destino, concentrando 49,2% do total.

Entre os encontros realizados pela Embratur em Las Vegas, destaque para reuniões com a Roxy Robinson, da Roxstar Group (África do Sul), Valeria Shpak, CEO da Edelweiss Tours (Ucrânia), e com Mike Nesbihal, presidente da WorldWide Meetings & Events (Estados Unidos), operadoras de turismo interessadas em oferecer mais pacotes para o Brasil para os seus clientes e realizar eventos no país.

Para Valeria Shpak, a reunião com a Embratur foi fundamental para entender melhor como funciona o mercado brasileiro e conhecer mais opções de destinos que interessariam seus clientes. Já Mike Nesbihal, que trabalha com eventos de tecnologia e farmacêuticos que movimentam cerca de 15 mil participantes em todo o mundo, seus clientes querem um novo destino e o Brasil é o pedido de todos.

Relacionamento com a imprensa

Além de fortalecer laços com importantes representantes do trade internacional, a Embratur também concedeu entrevistas para a imprensa internacional. Com a jornalista Catie Owen, da Conference & Meetings World (CMW), o assunto abordado foi a infraestrutura do Brasil para grandes eventos, cidades chaves e conectividade.

Nascimento citou as três cidades que, atualmente, se destacam no ranking ICCA: São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Além disso, reforçou que o Brasil possui outros destinos com infraestrutura adequada para receber congressos, convenções e eventos internacionais.