Pesquisa realizada pela consultoria Kantar aponta que 45% das pessoas compram passagens de ônibus pelo menos uma vez por mês ou mais. O estudo considerou todo o mercado rodoviário e foi realizado a pedido da ClickBus.

As duas principais razões que os respondentes da pesquisa apontaram para viajar de ônibus são: melhor preço (50% das pessoas) e comodidade de poder viajar descansando, sem precisar dirigir (49%).

O levantamento, realizado em agosto de 2022, ouviu usuários que compraram passagem rodoviária nos últimos 12 meses, 630 homens e mulheres entre 18 e 65 anos, das classes ABC em todo o Brasil.

“Estes dados refletem o investimento que todo o setor rodoviário tem feito em experiência do consumidor e tecnologia para proporcionar a melhor experiência em viagens possível.”, afirma Phillip Klien, CEO da ClickBus. Em 2023, estão previstos investimentos de mais de R$ 113 milhões por parte da empresa, sendo que boa parte desse valor vai para infraestrutura digital para melhorar ainda mais a experiência dos seus usuários.

Um dos principais focos é o de parcerias com viações rodoviárias. Uma das primeiras iniciativas foi a criação de uma linha de crédito oferecida pela ClickBus para que estas companhias possam usar da forma que precisarem ou quiserem, ampliando frotas, comodidades dentro dos ônibus, canais de atendimento, entre outros.

“O viajante está cada vez mais exigente e está em busca do melhor serviço de ponta a ponta da sua jornada, seja no processo de planejamento e compra da sua passagem com a gente, dentro dos ônibus operados pelas viações e até mesmo nas rodoviárias. Por isso estamos trazendo para o mercado esse novo produto para estimular cada vez mais a evolução deste ecossistema”, ressalta Klien.

Por que viajar de ônibus?

O levantamento mostrou que o ônibus aparece como uma escolha cômoda e econômica. A maior parte daqueles que compraram passagem de ônibus rodoviário nos últimos 12 meses possuem carro. Em segundo lugar, vem a posse de moto, veículo que é mais comum entre os jovens, a região Norte e a Classe AB. Entre os meios de transporte usados para viajar, 90% costuma viajar de ônibus.

Em paralelo, muitos destacam a praticidade em não ter que dirigir em viagens longas, não ter que dirigir à noite (34%), nem se preocupar com imprevistos.

Uma outra perspectiva nas razões para se viajar de ônibus é a do lazer: para muitas pessoas, a própria viagem de ônibus já é um passeio, além de trazer memórias afetivas.

Segurança

“A ClickBus tem a segurança como um grande diferencial, todas as empresas parceiras são reguladas pela ANTT e os respectivos órgãos de regulamentação estaduais, o que hoje é um driver de compra importante para as empresas de ônibus. A marca, portanto, está conseguindo trazer algo do mundo ‘off-line’ para o mundo ‘online’”, contou Klien.

Além disso, dados levantados pela empresa, no Google, mostram que em janeiro deste ano, houve um aumento de 19% na demanda por passagens rodoviárias na comparação com o mesmo período de 2022.

E muitos usuários, além de buscar, também compram passagens no ambiente digital. As principais razões para compra de passagem em apps ou sites são a praticidade (40% dos respondentes) e o preço (32% dos participantes da pesquisa).

“A venda de passagens rodoviárias é uma coisa que evoluiu muito, hoje a gente faz tudo pela internet, pelo celular, não precisa nem imprimir o bilhete, é só mostrar o QR Code na hora do embarque. Essas facilidades já são contemporâneas desse público mais jovem que está acostumado a ter todos os seus serviços disponíveis a poucos toques no celular”, exemplifica o CEO da empresa.


Leia também: ClickBus faz campanha para celebrar a volta dos bloquinhos de rua em SP e RJ