A Latam foi um dos destaques do MRO Latin America 2023, realizado em Buenos Aires, nos dias 22 e 23 de fevereiro. Everton Amieiro, coordenador de Suporte Operacional da Latam Brasil, apresentou aos participantes do evento os detalhes do uso de drones na inspeção de suas aeronaves, que é 12 vezes mais rápido do que a inspeção tradicional. Em 2022, aliás, a tecnologia começou a ser exportada para a operação da Latam no Chile.

A inspeção é realizado em seus aviões da família Airbus A320 que passam por manutenção pesada, onde são coletadas entre 1.600 e duas mil fotos detalhadas de toda a fuselagem, asas e empenagem, usando inteligência artificial para identificar possíveis danos e reparos necessários.

Além de ser um método 100% autônomo, gera mais eficiência, qualidade, economia de recursos e confiabilidade. Ao manter os registros em nuvem, os custos com impressões de papéis foram eliminados. A tecnologia é resultado da parceria da Latam com a Donecle, empresa francesa desenvolvedora do equipamento.

Avanços tecnológicos da Latam

Em 2022, a Latam implementou o uso de óculos de realidade aumentada para mecânicos realizarem a manutenção de aeronaves em 20 bases, sendo a primeira empresa aérea da América Latina a utilizar o equipamento.

Outro avanço tecnológico recente da Latam no Brasil foi a adoção de um sistema eletrônico para registros de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos. A companhia foi autorizada pela Anac a utilizar o formato de documento para executar e registrar as ações de manutenção nas aeronaves, além de atender todos os requisitos da Resolução nº 458 e da Instrução Suplementar (IS) nº 43.9-004, que permite o uso de sistemas digitais em substituição aos documentos de papel.


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