De acordo com o ViajaNet, Argentina têm chamado a atenção dos brasileiros, fazendo com que paulistas, cariocas e cearenses estejam no topo dos que mais compraram passagens aéreas para Buenos Aires. A agência analisou o período de 1 de janeiro a 10 de fevereiro.

Em comparação ao ano passado, a compra de bilhetes para a cidade aumentou 256,41% com acréscimo de 57,86% no ticket médio. Também, segundo dados do Inprotur, entre o dia 1 a 21 de janeiro, cerca de 98 mil turistas brasileiros entraram no país. Nesse mesmo período, os brasileiros gastaram cerca de 77,04 milhões de dólares, 14% a mais do que o período pré-pandemia.

Um dos motivos para o país ser um dos lugares mais procurados, além da facilidade de acesso, é a desvalorização do peso argentino. De acordo com dados da Dolar Hoy, Western Union e Ripio, em dezembro de 2022, um dólar comprava cerca de 171 pesos pela cotação oficial, mas, no mercado paralelo (câmbio blue), o mesmo poderia ser trocado por cerca de 316 pesos.

Além de Buenos Aires, outras cidades que têm atraído mais turistas são Bariloche e Mendoza. Considerando os dois destinos, os estados brasileiros que mais compraram passagens foram São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Em janeiro deste ano, o Inprotur e a Embaixada da Argentina do Brasil divulgaram o Plano de Ação de Turismo da Inprotur 2023 para o Brasil, com o objetivo de incentivar e acelerar ainda mais o turismo brasileiro no país.


Leia também: Brasil terá voos diários para Bariloche durante inverno