Aposentados, funcionários públicos e estudantes podem encontrar passagens aéreas nacionais mais baratas nos próximos meses. De acordo com Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, o Voa Brasil – programa do governo com o objetivo de vender passagens aéreas a cerca de R$200 por trecho-, está sendo estudado.

O anúncio foi dado durante entrevista à CNN e a estimativa é que sejam emitidas 12 milhões de passagens aéreas anualmente.

A ideia é comprar assentos ociosos nas aeronaves e oferecer os bilhetes durante os meses de menor procura. Sendo assim, o programa funcionaria entre o fim de fevereiro e meados de junho, além de agosto, setembro, outubro e novembro.

Márcio alegou que a previsão é que o projeto esteja ativo ainda no segundo semestre deste ano, cobrindo 5% da ociosidade dos voos nacionais. A cada semestre, de acordo com a trajetória do programa, mais porcentagem da ociosidade será integrada ao Voa Brasil.

Ainda de acordo com o ministro, algumas condições serão impostas para que o acesso ao programa seja liberado. Será necessário ser funcionário público, estudante ou aposentado, e/ou ter renda comprovada de até R$6,800. Cada beneficiário terá direito a até duas passagens por ano.

“Não seria justo fazer esta oferta para executivos que têm poder de compra”, justificou o ministro.

França afirmou ainda que vai funcionar como uma espécie de “consignado”. Não haverá subsídio do governo, apenas o financiamento pelos bancos públicos, citando a Caixa Econômica Federal e também o Banco do Brasil, com opção de parcelamento em até 12 vezes.


Leia também: Viracopos é finalista no ‘US Customer Experience Awards 2023