Os bons desempenhos na ocupação hoteleira, empregos e faturamento fizeram o turismo crescer 30,3% no primeiro mês de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, e consolidar a recuperação do Índice Mensal de Atividades do Turismo (IMAT). O indicativo mensal é verificado pelo FecomercioSP em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos, da SPTuris.

Em janeiro, o faturamento do turismo e o número de empregados nos segmentos apresentaram altas de 135% e 17%, respectivamente. A taxa de ocupação hoteleira chegou a 50,2%. O faturamento do turismo na cidade mais que dobrou, com média diária de rendimento de R$ 44,1 milhões – ante os R$ 18,7 milhões constatados em janeiro de 2022.

Já o número de empregados em setores ligados ao turismo chegou a 419 mil em janeiro, superior aos 401,7 mil no mesmo período de 2022 e dos 417,4 mil em dezembro.

As movimentações nos aeroportos e rodoviárias também seguiram a tendência positiva, tanto na comparação mensal quanto na anual. Nos terminais aéreos, a média diária de passageiros foi de 169 mil – quase 30 mil a mais do que há um ano. Nos terminais rodoviários, houve aumento anual de quase nove mil, com média mensal em janeiro de 48 mil pessoas.

Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, janeiro foi um mês pródigo para as viagens internacionais e para destinos de sol e praia. “Entretanto, para além de toda a movimentação prevista para o carnaval, que elevará os números de fevereiro, os empresários percebem aquecimento nas cotações e contratações de espaços para eventos de todos os tipos, o que sinaliza um ano bastante interessante para o turismo paulistano”, afirma.


Leia também: IBGE: Turismo é principal responsável por crescimento do PIB