O segundo dia da WTM Latin America 2023 – feira de turismo que acontece entre os dias 3 e 5 de abril, em São Paulo – foi encerrado em grande estilo. A unidade de São Paulo do Skål Internacional, associação global que reúne profissionais de turismo de todos os setores, realizou a festa Bem-Receber, no restaurante Daily, no mezanino do Expo Center Norte, em homenagem a Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

Foto: Gregory Grigoragi/Brasilturis Jornal

Além de ser o atual presidente da Abear e professor doutor no curso de Lazer e Turismo na Universidade de São Paulo, Sanovicz já ocupou diversos cargos de liderança no setor. Entre eles, a presidência da Embratur e da Reed Exhibitions, direção de operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau e direção de Turismo da Prefeitura Municipal de Santos.

Foto: Gregory Grigoragi/Brasilturis Jornal

Após as palavras dos principais patrocinadores e a homenagem aos novos membros, incluindo Amanda Leonel, CEO do Brasilturis Jornal, Sanovicz discursou para todos skalegas (termo utilizado para denominar membros da associação), sua família, autoridades políticas e demais líderes do trade turístico presentes. Entre eles, Roberto Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention Bureau, Ana Biselli, presidente executiva da Resorts Brasil, Chieko Aoki, presidente da Blue  Tree e Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Foto: Gregory Grigoragi/Brasilturis Jornal

Discurso

Após calorosos agradecimentos à sua família e todos aqueles que foram seus colegas profissionais em algum momento de sua trajetória, Sanovicz alegou que compartilhar com os outros é o que constrói e o que construiu sua história e a de todos ali presentes. A partir disso, o prestigiado comentou sobre três pontos-chave que ele acredita serem os mais importantes nesse processo: equipe, resultados e proposta.

Foto: Gregory Grigoragi/Brasilturis Jornal

“Acredito que para construir um bom time deve compartilhar propósito e, principalmente, não deixar ninguém para trás na hora do fogo”, pontua Sanovicz. “É o que muda a nossa vida e é o que faz com que muitas dessas pessoas, que participaram dessa jornada comigo, estejam aqui até agora. Isso me deixa muito feliz”, continua o executivo.

Foto: Gregory Grigoragi/Brasilturis Jornal

“O segundo elemento fundamental nessa história é a entrega de resultados. Durante minha jornada, tive a oportunidade de, junto com muitos aqui presentes, entregar diversos projetos interessantes”, conta Sanovicz, que aproveita para citar alguns desses trabalhos nos diversos cargos que ocupou em sua trajetória.

Foto: Gregory Grigoragi/Brasilturis Jornal

“O terceiro ponto-chave, na minha opinião, é propósito. É o que nos dá razão para acordar cedo todos os dias para trabalhar. Precisamos acreditar no que estamos fazendo e entender a dimensão cidadã do nosso trabalho”, salienta Sanovicz. “Só acredito no turismo como um instrumento para reduzir a miséria e a pobreza nesse país. Tendo isso claro, a qualidade de nossas entregas pode fazer no nosso trabalho muito melhor”, complementa Sanovicz. “Afinal, para crescermos como país, precisamos garantir que todos os brasileiros tenham acesso a alimentação, casa, saúde e educação. Se não for para isso que você está trabalhando, esqueça, você está apenas batendo ponto”, garante Sanovicz. “Quando o turismo é exercido em sua plenitude, o mundo fica muito melhor”, finaliza.

Foto: Gregory Grigoragi/Brasilturis Jornal

Foto da capa: Gregory Grigoragi/Brasilturis Jornal