O segundo dia da WTM Latin America 2023 – feira de turismo que acontece entre os dias 3 e 5 de abril, em São Paulo – foi encerrado em grande estilo. A unidade de São Paulo do Skål Internacional, associação global que reúne profissionais de turismo de todos os setores, realizou a festa Bem-Receber, no restaurante Daily, no mezanino do Expo Center Norte, em homenagem a Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.
Além de ser o atual presidente da Abear e professor doutor no curso de Lazer e Turismo na Universidade de São Paulo, Sanovicz já ocupou diversos cargos de liderança no setor. Entre eles, a presidência da Embratur e da Reed Exhibitions, direção de operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau e direção de Turismo da Prefeitura Municipal de Santos.
Após as palavras dos principais patrocinadores e a homenagem aos novos membros, incluindo Amanda Leonel, CEO do Brasilturis Jornal, Sanovicz discursou para todos skalegas (termo utilizado para denominar membros da associação), sua família, autoridades políticas e demais líderes do trade turístico presentes. Entre eles, Roberto Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention Bureau, Ana Biselli, presidente executiva da Resorts Brasil, Chieko Aoki, presidente da Blue Tree e Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
Discurso
Após calorosos agradecimentos à sua família e todos aqueles que foram seus colegas profissionais em algum momento de sua trajetória, Sanovicz alegou que compartilhar com os outros é o que constrói e o que construiu sua história e a de todos ali presentes. A partir disso, o prestigiado comentou sobre três pontos-chave que ele acredita serem os mais importantes nesse processo: equipe, resultados e proposta.
“Acredito que para construir um bom time deve compartilhar propósito e, principalmente, não deixar ninguém para trás na hora do fogo”, pontua Sanovicz. “É o que muda a nossa vida e é o que faz com que muitas dessas pessoas, que participaram dessa jornada comigo, estejam aqui até agora. Isso me deixa muito feliz”, continua o executivo.
“O segundo elemento fundamental nessa história é a entrega de resultados. Durante minha jornada, tive a oportunidade de, junto com muitos aqui presentes, entregar diversos projetos interessantes”, conta Sanovicz, que aproveita para citar alguns desses trabalhos nos diversos cargos que ocupou em sua trajetória.
“O terceiro ponto-chave, na minha opinião, é propósito. É o que nos dá razão para acordar cedo todos os dias para trabalhar. Precisamos acreditar no que estamos fazendo e entender a dimensão cidadã do nosso trabalho”, salienta Sanovicz. “Só acredito no turismo como um instrumento para reduzir a miséria e a pobreza nesse país. Tendo isso claro, a qualidade de nossas entregas pode fazer no nosso trabalho muito melhor”, complementa Sanovicz. “Afinal, para crescermos como país, precisamos garantir que todos os brasileiros tenham acesso a alimentação, casa, saúde e educação. Se não for para isso que você está trabalhando, esqueça, você está apenas batendo ponto”, garante Sanovicz. “Quando o turismo é exercido em sua plenitude, o mundo fica muito melhor”, finaliza.
Foto da capa: Gregory Grigoragi/Brasilturis Jornal
Agenda