O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e diversas outros órgãos públicos, com apoio de agências e associações da sociedade civil, a ferramenta mantém um ranqueamento de empresas com base no atendimento. Além de integrarem o sistema, muitas empresas do turismo ganham destaque nas avaliações.
A ferramenta pública divide os ranqueamentos em quatro categorias: Índice de Solução, Índice de Satisfação, Prazo Médio de Resposta e Reclamações Respondidas. Entre as empresas turísticas que configuram as melhores notas entre esses itens, estão a CVC Viagens, ViajaNet, 123 Milhas, Max Milhas, Deville Hotéis, Localiza e Azul Viagens.
No caso das companhias aéreas, a Gol Linhas Aéreas e a Latam Airlines estão no podium do Consumidor.gov.br, segundo recente pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A liderança, porém, fica com a Azul Linhas Aéreas, por apresentar os melhores índices de satisfação de clientes do setor em 2022 e alto desempenho nas demais categorias.
“Ser a empresa aérea com menor número de reclamações, e ao mesmo tempo com excelentes índices de solução de problemas e atendimento recebido, mostra também que nossos Tripulantes no céu e na terra estão empenhados em oferecer um atendimento de qualidade e uma espetacular Experiência Azul para os nossos Clientes”, destaca Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul.
“Dentro de nossa central de atendimento temos uma célula dedicada que cuida desse tipo de relacionamento com o Cliente”, revela Ward. “Essa repartição adota caminhos e estratégias diferentes para cada tipo de experiência relatada”, completa o executivo.
Foto: Simon Abrams/Unsplash
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