Nos 100 dias de gestão, o Governo de SP trabalhou para fomentar o setor do Turismo. Por meio da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), o órgão público entregou 20 obras de restauro, requalificação e infraestrutura turística em várias regiões do estado, e transferiu R$ 54 milhões para execução de projetos de infraestrutura para MITs (Municípios de Interesse Turístico) e Estâncias.

Além dos investimentos citados, nesses 100 dias, a Setur-SP realizou uma série de ações de fomento ao turismo de São Paulo. Veja abaixo:

  • Participação em nove feiras, sendo cinco internacionais e quatro nacionais;
  • Assinatura de dez protocolos de intenção para unir esforços para retomada econômica da região do litoral norte, em parceria com empresas e entidades do trade;
  • Ações de marketing digital pelo litoral paulista em mercados estratégicos, como Argentina, Uruguai e Paraguai, em parceria com a Embratur;
  • Ações de apoio ao turismo gastronômico, como o programa “Sabor de São Paulo”, que amplia rotas gastronômicas, promove produtos e produtores regionais, estabelecimentos e grandes chefs, além de workshops e festivais;
  • Criação do Fórum do Turismo Rural e de um grupo de trabalho que desenvolverá o Plano de Turismo Rural. Além da assinatura de três protocolos de intenções com o objetivo de avançar a legislação trabalhista e fiscal do meio rural, capacitar a mão-de-obra do segmento e fomentar as boas práticas do setor com a criação de um selo de qualidade;
  • Desenvolvimento de programa de apoio ao turismo náutico, que soma quase R$ 20 milhões em investimento em 13 municípios;
  • Redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para combustíveis de aviação até dezembro de 2024;
  • Parceria com Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) para aumento da conectividade aérea, incluindo 150 novos voos semanais, voos comerciais em seis novos aeroportos e o serviço de Stopover;
  • Realização de conversas com companhias aéreas para o aumento da conectividade internacional;
  • Estruturação do  programa “Academia Turismo SP”, com o propósito de contribuir para a inclusão social e geração de emprego em todas as regiões de estado, envolvendo campanhas de boas práticas no turismo, formação, graduação, pós-graduação, bolsas de mestrado e de doutorado e um amplo programa de qualificação profissional para o turismo;
  • Estruturação do Programa de Fortalecimento de Investimentos e Financiamentos do Turismo Paulista vai disponibilizar R$ 3 bilhões em recursos qualificados de 2023 a 2026, para acelerar o desenvolvimento do setor;
  • Lançamento do primeiro manual com diretrizes para a criação e gestão de Distritos Turísticos. Programa de Distritos Turísticos de São Paulo deverá induzir um plano de investimentos, principalmente privados, de pelo menos R$ 10,3 bilhões até 2030.
  • Lançamento do Hub de Informação da Setur-SP, plataforma que integra e divulga todos programas, ações e iniciativas da Secretaria. 

“O governador Tarcísio de Freitas determinou a Setur-SP que priorize a descentralização e a interiorização do Turismo. Essa premissa está sendo perseguida com muito entusiasmo”, conta Roberto Lucena, secretário de Turismo de São Paulo. “Nós acreditamos na força do interior, na diversidade do ambiente turístico no estado de São Paulo que possui um grande menu, e o quanto as ações desenvolvidas hão de fortalecer o turismo no estado”, acrescenta.

De acordo com ele, a Setur-SP vai transferir o gabinete para a Agrishow, o maior evento do agro nacional, que acontecerá em Ribeirão Preto (SP), de 1º a 4 de maio, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP. “A partir disso, mensalmente, o gabinete se deslocará para cada região do estado, em parceria com o Sebrae, para atender os municípios e o trade, além de coordenar planos de desenvolvimento regional do turismo, trabalhando a vocação turística de cada região”, completa Lucena.

Segundo projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), o desempenho do turismo paulista em 2023 será o maior dos últimos cinco anos. A estimativa é de que a economia do setor cresça 8%, com isso, o PIB atinja cerca de R$ 300 bilhões. E, as projeções do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que o turismo gere 60 mil empregos em São Paulo nos últimos 12 meses.

Foto: Renan/Unsplashe


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