A Embratur e o Instituto Público do Turismo de Portugal assinaram acordo de cooperação para trocar experiências nas áreas de inovação e tecnologia da informação com foco na promoção internacional do turismo. A assinatura foi realizada no sábado (22), em Lisboa, durante a 13ª Cimeira Luso-Brasileira, e contou com a participação do presidente Lula e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

O acordo, que prevê o intercâmbio de “boas práticas na promoção internacional do turismo e atração de turistas estrangeiros”, também tem a finalidade de ampliar o fluxo de turistas entre os dois países. Em 2022, quase um milhão de brasileiros visitaram Portugal, ao tempo em que 150 mil portugueses vieram ao Brasil. Outros 11 acordos bilaterais também foram formados entre os países durante o evento.

“Vamos trabalhar com ações para aumentar a conexão dos empresários, dos operadores de turismo dos dois países, para aumentar o número de produtos, há muitos destinos brasileiros que hoje não são oferecidos aos portugueses, assim como Portugal tem novidades que quer apresentar para atrair turistas brasileiros”, completou Freixo.

O presidente do Instituto Público do Turismo de Portugal, Luís Araújo, salientou a necessidade de trabalhar os segmentos turísticos que ampliam os laços entre os dois países, como o literário. “A língua portuguesa nos une, está em nosso imaginário comum os personagens, as ruas e cidades que foram cenário para os autores brasileiros e portugueses”, disse.

Foto destaque: Ricardo Stuckert/PR


Leia também: EMBRATUR RECEBE PROJETO PARA REALIZAÇÃO DO BRAZIL PRIDE GAMES