A Azul tem procurado ampliar as iniciativas em favor de operações mais ecoeficientes e que favoreçam a redução do uso de combustíveis. Uma dessas ações é o programa Apu Zero, que acaba de completar um ano, que tem como objetivo reduzir ao máximo a utilização do Apu (Auxiliary Power Unit ou Unidade Auxiliar de Energia) – que é o motor auxiliar.

Com o programa, e em parceria com os aeroportos, nossos voos agora são imediatamente recebidos com fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado em solo, garantindo conforto aos clientes, sem que o Apu precise ser ligado e, por conta disso, consuma o combustível da aeronave.

O Aeroporto de Viracopos (SP) foi o primeira a aderir ao Apu Zero, em 18 de abril de 2022; e, o mais recente, em 24 de abril de 2023, foi o Aeroporto de Florianópolis (SC). Atualmente, já ão nove bases pelo país: Viracopos (VCP), Florianópolis (FLN), Congonhas (CGH), Confins (CNF), Brasília (BSB), Cuiabá (CGB), Recife (REC), Salvador (SSA) e Manaus (MAO). A previsão é de que, até o final do ano, o programa conte com 20 aeroportos no total apoaindo a iniciativa.

De acordo com Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, em um ano do programa, foi observada uma redução importante nos custos de manutenção das aeronaves, mas, principalmente, no consumo de combustível no solo – o que contribui para o compromisso da companhia de ser carbono neutro até 2045.

“O uso de APU em solo, nos aeroportos que adotam o nosso programa, caiu de 42%, em abril do ano passado, para 14%, neste mês. E isso resultou em uma diminuição de mais de 70% no combustível consumido em solo e, consequentemente, em uma redução de mais de 50 mil toneladas de emissões de CO2, desde o início do programa”, comemora.


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