Administrados pela Atrio Hotel Management, os hotéis Ibis Santos Valongo e Novotel Santos Gonzaga renovaram a certificação de Hotel Neutro de Carbono, do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), Para marcar o feito, mais de uma dezena de mudas foram plantadas recentemente no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.
 
A iniciativa contou com a participação de quase trinta colaboradores dos empreendimentos, incluindo os gerentes gerais das unidades, além de Flávio Patrício e João Carlos, representantes do grupo de investidores dos dois hotéis, do diretor operacional da Atrio, Rui Medeiros, e do presidente do IBDN, Rogério Iório.

“Trata-se de um marco muito simbólico para nós porque reforça a premissa que assumimos o idealizar esse projeto: nos preocupamos e estamos comprometidos com a promoção e o desenvolvimento de turismo de forma sustentável”, diz Flávio Patrício.
 
O executivo é um dos idealizadores da iniciativa de medir, divulgar e compensar as emissões de carbono destes empreendimentos que, em 2022, foram responsáveis pelo plantio de quase 700 árvores nativas da Mata Atlântica.
 
Neste novo ciclo, a renovação leva em conta as atividades realizadas ao longo de 2022 e serão plantadas 1.235 até setembro de 2023, em área dedicada no Parque. “Houve um acréscimo perfeitamente compreensível, uma vez que a primeira neutralização foi feita durante o um período em que as taxas de ocupação dos empreendimentos estavam fortemente impactadas pela pandemia da covid-19”, diz Rogério Iório, presidente do IBDN.
 
Considerando a atuação de cada empreendimento no ano passado, o Ibis Santos Valongo emitiu 91,94 toneladas de carbono e vai realizar o plantio de 564 mudas nativas, recuperando aproximadamente 2,5 mil metros quadrados de áreas degradadas de Mata Atlântica. Já o Novotel Santos Gonzaga, no mesmo período, emitiu 109,31 toneladas de carbono, ficando responsável pelo plantio de 671 mudas nativas e recuperando aproximadamente 3 mil metros quadrados de área degradada.
 
A exemplo da certificação anterior, todo processo de levantamento de dados foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), órgão que ficará responsável pelo plantio das mais de 1,2 mil mudas. “Além dos plantios, nós atuamos em conjunto com os investidores, com os gestores das unidades e com a Atrio em um processo de consultoria que colabora com a implementação de processos que visam a redução das emissões”, reforça Rogério.
 
Foto: Divulgação


Leia também: Brasil recebe 2,3 milhões de turistas estrangeiros no 1T23 e supera 2019