O Mastercard Economics Institute divulgou um novo relatório intitulado “Tendências do Setor de Viagens 2023”, que oferece informações sobre o cenário global de viagens e as mudanças observadas após a pandemia. O estudo destaca a retomada do turismo de lazer, o impacto da reabertura da China continental e as preferências dos consumidores por experiências únicas.

No atual ambiente econômico, os consumidores estão redescobrindo o prazer de viajar e explorar novos destinos ao redor do mundo. O relatório do Mastercard Economics Institute destaca que as viagens de lazer estão ganhando impulso, superando as viagens a negócios em várias regiões. Especialmente em culturas que valorizam o retorno ao trabalho presencial, as viagens de negócios têm se fortalecido no segundo semestre de 2022. No entanto, a incerteza econômica continua a gerar turbulência nos mercados, tornando a reabertura da China continental um fator crucial para impulsionar o crescimento global, com ênfase na região da Ásia-Pacífico.

A América Latina e o Caribe estão vivenciando um crescimento notável no turismo de lazer e negócios. Durante o período de março de 2022 a março de 2023, as reservas de voos aumentaram significativamente em destinos como República Dominicana (+43,5%), Jamaica (+52,8%) e Porto Rico (+32,9%). Além disso, os gastos com viagens de negócios e entretenimento na região registraram um aumento de 27% para pequenas empresas e 48% para grandes empresas, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os viajantes da América Latina estão cada vez mais interessados em explorar novos territórios. O crescimento econômico impulsionado pelo aumento dos preços das matérias-primas está permitindo que os latino-americanos tenham acesso a mais destinos internacionais. Os Estados Unidos continuam sendo uma escolha popular, mas países europeus como Espanha e Alemanha estão ganhando popularidade na primavera e no verão. Destaca-se também a expectativa de que o México e o Caribe sejam destinos procurados pelos cidadãos dos Estados Unidos e do Canadá.

As experiências únicas continuam a ser prioridade para os turistas. Influenciados pelas mídias sociais e pelo entretenimento, os viajantes estão buscando destinos menos conhecidos e imersão cultural. Os gastos com experiências têm aumentado na América Latina e no Caribe, com destaque para países como Costa Rica (+144%), El Salvador (+213%), Guatemala (+117%), Jamaica (+105%) e México (+116%), em comparação com março de 2019. A demanda por turismo tem sido tão forte que apenas dois países da região viram os gastos em bens materiais superarem os níveis pré-pandemia: Costa Rica (+107%) e El Salvador (+129%).

A reabertura da China continental tem um impacto significativo no turismo global e na região da Ásia-Pacífico. Com as restrições da covid-19 sendo amenizadas, a demanda reprimida por viagens está impulsionando o setor. Em março de 2023, os gastos com experiências atingiram 93% do total de 2019, indicando uma recuperação gradual. A região da Ásia-Pacífico, juntamente com países do norte da Europa, como Alemanha e França, e o Brasil, podem se beneficiar com a abertura da China, devido aos seus laços comerciais, turísticos e proximidade geográfica.

“À medida que entramos no primeiro ano completo de viagens sem restrições desde o início da pandemia, os consumidores estão ansiosos para explorar novos destinos, se reconectar com amigos e familiares e acumular experiências que compensem o tempo perdido”, afirma Bricklin Dwyer, economista-chefe da Mastercard e chefe do Mastercard Economics Institute. “Apesar das incertezas econômicas, os consumidores resilientes continuam a priorizar as viagens. Com a abertura de novos destinos e a reabertura da China, as perspectivas para 2023 são promissoras”.

Para atender às demandas dos viajantes, as empresas do setor de viagens devem se adaptar às novas expectativas. Oferecer opções de pagamento flexíveis, experiências personalizadas, recomendações e ofertas exclusivas são estratégias eficazes para envolver e fidelizar os clientes. A Mastercard está empenhada em apoiar o setor de turismo internacional, fornecendo análises de mercado, insights de dados em tempo real e soluções de marketing que impulsionam a fidelidade à marca e estimulam as reservas.