BRL - Moeda brasileira
EUR
6,46
USD
5,53

CNC destinará R$ 100 milhíµes í  promoção internacional do Turismo

A Embratur e a Confederação Nacional do Comércio (CNC) chegaram a um acordo nesta quarta-feira (24) para que o Sesc e Senac apoiem ações de promoção internacional do turismo realizadas pela agência. O acordo, feito em conjunto com o Planalto, também incluiu o compromisso do governo federal de garantir novas fontes de receita para a Embratur.

Sesc e Senac destinarão R$ 100 milhões por ano através da prestação de serviços de apoio ao turismo internacional. As ações serão realizadas pelos próximos 48 meses, somando R$ 400 milhões. A direção da Embratur se reunirá com representantes das entidades para elaborarem juntos um plano de trabalho. Já o presidente Marcelo Freixo se encontrará com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para encaminhar o suporte do governo à agência.

“Essa foi uma vitória do diálogo. Fechamos um acordo que tem dois pilares: parceria com o Sesc e o Senac para promover o turismo e a garantia do apoio do governo federal para garantir fonte de receita para a Embratur. Esses acordos são fundamentais para que a agência, que vai completar 57 anos de fundação neste ano, não tenha que paralisar as atividades em 2024 por falta de dinheiro”, explicou Freixo.

Ele destacou que o planejamento da Embratur é fazer com que a quantidade de turistas estrangeiros que entram em nosso país saltem de 6 milhões para 8 milhões em quatro anos. “Isso significa cerca de R$ 10 bilhões a mais em nossa economia a cada ano, é mais demanda para construir hotéis, ampliar aeroportos, construir parques e museus, é mais demanda no comércio e nos restaurantes, mais emprego e renda em todo o país”, detalhou.

O presidente da Embratur ressaltou que o debate sobre o financiamento da agência foi fundamental para colocar o turismo na agenda nacional e mostrar para os brasileiros a relevância econômica do setor para o desenvolvimento econômico do país. 

“A cada R$ 1 que a gente investe na promoção internacional, R$ 20 entram na economia através do consumo dos nossos visitantes. O turismo movimenta mais de 500 atividades econômicas, principalmente do setor do comércio e serviço. E emprega, formalmente, 7 milhões de brasileiros. Estamos falando de uma atividade econômica estratégica”, afirmou.

Marcelo Freixo também lembrou que o Brasil está atrás dos vizinhos latinoamericanos quando o assunto é investimento na promoção internacional do turismo. Segundo dados de 2019 levantados pela Embratur, o México investiu US$ 490 milhões; a Colômbia, US$ 100 milhões; Peru e Argentina destinaram ao setor US$ 64 milhões e US$ 60 milhões, respectivamente.

Já o Brasil investiu apenas US$ 13 milhões naquele ano, ficando muito atrás dos principais concorrentes. “É inaceitável que um país das dimensões territoriais e econômicas do Brasil, com um leque variado de destinos e atrações turísticas incomparáveis, invista tão pouco na promoção e fique tão atrás dos nossos vizinhos. Nós temos potencial de gerar muito mais emprego e renda através da Embratur”, disse.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS