A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e o estaleiro Chantiers de l’Atlantique celebraram nesta quarta-feira (31) a entrega do MSC Euribia, o navio que apresenta o design com maior eficiência energética de todos os tempos. A entrega marcou mais um passo significativo na jornada para descarbonizar a frota da Divisão de Cruzeiros e demonstra como será o futuro dos cruzeiros.

“Com a entrega do MSC Euribia, demos mais um grande passo em direção à nossa meta de zero emissões líquidas de GEE. Juntamente com suas muitas inovações ambientais, o MSC Euribia apresenta um design verdadeiramente inovador em eficiência energética, que proporcionará uma enorme redução nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao longo de sua vida útil”, explica Pierfrancesco Vago, presidente executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC.

O MSC Euribia é a última evolução da popular classe Meraviglia e o segundo navio da Companhia movido a GNL, Gás Natural Liquefeito, o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente. O navio possui uma série de tecnologias ambientais inovadoras, incluindo um avançado sistema de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos. Ele também foi projetado pensando no futuro, permitindo que incorpore facilmente futuras inovações sustentáveis, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outras alternativas, assim que estiverem disponíveis em escala.

O MSC Euribia representa um avanço em relação aos navios anteriores da sua classe, construídos para a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC. Com maior índice de eficiência energética, a expectativa é que ele seja o navio de cruzeiro com o melhor desempenho do mundo, superando os requisitos mais recentes do IMO Energy Efficiency Design Index. Quando em operação, o navio emite até 19% menos gases de efeito estufa por passageiro, por dia, em comparação com os outros navios da mesma classe que utilizam combustíveis marítimos convencionais. Isso equivale até 44% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) por hóspede por dia quando comparado com os navios construídos há apenas 10 anos.

“Muitas vezes, o foco da descarbonização está apenas nas medidas de suprimentos e, embora seja uma parte importante da transição energética, não devemos esquecer o papel essencial que a eficiência energética desempenhará na redução da demanda de energia atual”, explica Vago. “A energia mais limpa é a energia que não usamos e o MSC Euribia foi construído com base nesse princípio. É por isso que é considerado um marco tão importante em direção ao nosso objetivo de alcançar operações marítimas com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050”, complementa.

“Estou muito orgulhoso da força do relacionamento entre a MSC Cruzeiros e o Chantiers de l’Atlantique. Este 5º e último navio da Classe Meraviglia marca a conclusão do que já é uma série muito eficiente e a continuação de nossos inovadores projetos ambientais comuns”, completa Laurent Castaing, Gerente Geral do estaleiro Chantiers de l’Atlantique.


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