O Ministério do Turismo integrará, pela primeira vez, o Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia (PPCDAm). Liderado pela Casa Civil e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o documento passou por atualização e foi relançado nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Entre os obetivos da pasta, estão o incentivo e fomento ao ecoturismo e a implementação de programas direcionados do turismo de base comunitária e etnoturismo.

O presidente Lula destacou as ações desenvolvidas pelo governo federal para contribuir com o Meio Ambiente e a Amazônia. “Acabamos de relançar o plano de prevenção ao desmatamento, que nas suas primeiras versões produziu a maior redução da taxa de desmatamento da história. Hoje, o mundo celebra o meio ambiente. E o Brasil celebra da melhor maneira possível, com medidas efetivas que estão sendo tomadas pelo Governo Federal”, disse.

No plano, o MTur será o responsável por incentivar e fomentar o ecoturismo e o turismo regenerativo como estratégia de desenvolvimento econômico e regional, com conservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, promovendo a geração de emprego e renda para as populações locais.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destacou a importância da inclusão do Turismo na discussão ambiental. “A nossa participação será fundamental na construção de políticas públicas sustentáveis no Turismo, principalmente na preservação dos nossos biomas que atraem turistas de todo o mundo”, disse a ministra.

A Pasta também atuará na implementação de programa de Turismo de Base Comunitária (TBC) e de etnoturismo, contribuindo para a valorização da sociobiodiversidade, para salvaguardar a história e a cultura, e promover o desenvolvimento socioeconômico local nos territórios de povos e comunidades tradicionais e indígenas.


Leia também: MTUR E SENAC-SC ABREM NOVA TURMA DO CURSO AGENTE DE VIAGENS