Segundo o mais recente estudo conduzido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ), o setor de gastronomia fora de casa está impregnado de esperança, revelando que 70% dos empreendedores antecipam um crescimento no faturamento durante o Dia dos Namorados, em comparação com o mesmo período do ano passado. A pesquisa envolveu entrevistas com donos de estabelecimentos gastronômicos e bares cariocas entre 24 e 31 de Maio.

Dentre os participantes da pesquisa, 56% estão confiantes de que o acréscimo de faturamento será de até 30%.”O Dia dos Namorados tradicionalmente é uma data de maior movimento. Neste ano, a expectativa dos empresários demonstra uma recuperação promissora e reflete o trabalho duro que os profissionais do setor têm feito para superar os desafios apresentados nos últimos tempos”, revela Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ.

Por outro lado, o estudo revela que ainda há um percurso significativo a percorrer para uma completa recuperação, já que 23% dos estabelecimentos de bares e restaurantes relataram prejuízos no mês de abril, apesar de uma diminuição de 4% em comparação a março. Os dados indicam que 37% obtiveram lucro e 36% conseguiram manter suas operações em equilíbrio financeiro.

A situação de endividamento continua sendo uma preocupação de grande relevância. Cerca de dois terços (65%) das empresas que participaram da pesquisa possuem empréstimos em vigor atualmente. Dessas, 68% obtiveram financiamento por meio do PRONAMPE. Com base na nova legislação promulgada em abril, que possibilita a prorrogação dos prazos de pagamento junto às instituições bancárias, 12% das empresas buscaram a renegociação e tiveram sucesso, enquanto 6% ainda estão aguardando uma resposta. Por outro lado, 18% solicitaram a renegociação, mas não obtiveram êxito, e 63% ainda não realizaram o pedido. A taxa de inadimplência em relação ao programa é de 20%, notavelmente superior à média do mercado, que é de 4,1%.


Lei também: CORPUS CHRISTI AQUECE TURISMO CARIOCA