A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio promovem mais uma ação inédita em prol do desenvolvimento do turismo estadual: Jornada do Turismo Fluminense. A primeira edição do projeto acontecerá nesta quinta-feira (15), a partir das 9h, no SESC Barra Mansa, contemplando toda região turística do Vale do Café, composta por 15 municípios. O projeto propõe uma série de oficinas para elaborar um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.

A ação da Setur-RJ receberá as lideranças públicas municipais, estaduais, agentes de desenvolvimento turístico e a iniciativa privada das cidades do interior, incluindo representantes dos conselhos municipais de turismo e das instâncias de governança regionais. A Jornada está pautada nos valores de sustentabilidade, integração e fortalecimento dos atributos regionais singulares dos 92 municípios, que compõem o estado do Rio de Janeiro.

“A criação da Lei Estadual do Turismo e a edição do Plano Estratégico Turismo RJ+10 Anos foram fundamentais para construir a atual Política Pública do Turismo no estado. Com base nessas duas diretrizes, a Jornada busca o desenvolvimento do setor nas 12 regiões turísticas do RJ. A ideia é avançarmos na implementação de medidas de fortalecimento do turismo, buscando de modo inédito a construção participativa dos 92 municípios”, explica o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

O projeto pretende colocar os municípios do estado do Rio de Janeiro em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial. A Jornada do Turismo Fluminense conta com as parcerias do SEBRAE, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federação Fluminense (UFF), da UNIRIO, da UFRRJ.

Programação

O dia de trabalho começa com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. Em seguida, a Setur-RJ apresentará o Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs).

A discussão passará por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, acontecem as apresentações das principais ações propostas pelos GTs e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.

Cronograma

  • 15/06 – Vale do Café – Barra Mansa
  • 22/06 – Serra Verde Imperial – Cachoeiras de Macacu
  • 26/06 – Caminhos Coloniais – Sapucaia
  • 05/07 – Agulhas Negras – Resende
  • 12/07 – Costa Verde – Mangaratiba
  • 19/07 – Costa do Sol – Macaé
  • 25/07 – Baixada Verde – São João de Meriti
  • 02/08 – Caminhos da Mata – Silva Jardim
  • 17/08 – Costa Doce – Campos dos Goytacazes
  • 22/08 – Caminhos da Serra – Trajano de Morais
  • 31/8 – Águas do Noroeste – Itaperuna
  • 12/09 – Metropolitana – Niterói

Leia também: Visit Rio estreia no Hosts and Federations Summit