No último fim de semana, o SeaWorld Orlando inaugurou o Coral Rescue Center, uma das maiores instalações abertas ao público dedicadas à conservação de corais nos Estados Unidos. O local oferece aos visitantes a oportunidade única de observar e interagir com biólogos marinhos enquanto realizam o manejo diário de corais ameaçados da Flórida.

O centro permite a observação de corais vivos e ensina sobre pequenas atitudes para fazer a diferença na saúde dos oceanos. São centenas de colônias pertencentes a 15 espécies diferentes – muitas estão em risco, listadas pela Lei de Espécies Ameaçadas dos EUA. O centro faz parte do compromisso contínuo do SeaWorld e a Fish & Wildlife Foundation of Florida é a parceria oficial nesta iniciativa.

“Ao aumentar a conscientização sobre a importância dos corais no meio ambiente, esperamos despertar uma paixão pela conservação em nossos visitantes, capacitando-os para se tornarem embaixadores pela proteção e preservação dos corais dos oceanos”, disse Jim Kinsler, curador Zoológico do SeaWorld Orlando e gerente do FCRC em Orlando.

O SeaWorld Coral Rescue Center tem capacidade para mais de 14 mil litros, abriga 350 colônias de corais e 15 espécies em risco. Biólogos marinhos trabalham no local fornecendo cuidados especializados aos corais resgatados. Além disso, o centro busca ofercer um ambiente orgãnico, introduzinho limpadores naturais de arrecifes, como peixes, caracóis, caranguejos e ouriços-do-mar.

Juntando os setores público e privado para salvar os arrecifes de corais

A parceria entre a iniciativa privada e o setor público é essencial nessa missão. Leis voltadas para a preservação ao longo da costa da Flórida, como a Lei de Proteção de Arrecifes de Corais da Flórida e o Programa de Conservação de Arrecifes de Corais, são cruciais na implementação de medidas de proteção e no fornecimento de financiamento para projetos de restauração.

“Os corais da Flórida estão em perigo, o que representa uma ameaça tanto ecológica quanto econômica para o estado e para o país. Este é o maior ecossistema de arrecifes de corais nos Estados Unidos continentais e é vital para a manutenção de oceanos saudáveis. Ele também sustenta mais de 71 mil empregos e gera mais de US$ 6,3 bilhões em receita turística todos os anos”, disse o congressista Darren Soto.

“Tenho orgulho de ter trabalhado em cooperação para aprovar o Restoring Resilient Reefs Act. Juntamente com nossos esforços legislativos, a parceria com organizações de conservação e cuidados com animais de nível mundial como o SeaWorld nos permitirá fazer uma diferença real na preservação de nossos arrecifes para as gerações futuras.”


Leia também: SEAWORLD ORLANDO RESGATA DOIS TUBARÕES-MARTELO GIGANTES