A Expo Turismo Paraná, que representa o 27º evento anual da Abav-PR, tem como proposta principal criar a oportunidade de aproximação entre os agentes de viagens de Curitiba e regiões vizinhas, com seus fornecedores do turismo.

“Chegamos à Expo Turismo Paraná em clima de conquistas. O otimismo fez nosso turismo renascer e hoje toda a cadeia turística está mais forte e mais preparada. E devemos uns aos outros, esta reação positiva”, destaca o presidente da Abav-PR, João Alceu Rigon Filho, logo após saudar às autoridades que compuseram a mesa.

O evento de abertura contou com a presença da Magda Nassar, presidente da Abav Nacional; do Darci Piana, vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR; do Rafael Greca de Macedo, prefeito de Curitiba; do Márcio Nunes, secretário de Turismo do Estado do Paraná; da Jaqueline Gil, diretora de Marketing da Embratur; da Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba; do Fabio Skraba, diretor de Marketing da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná; e Cesar Rissete, diretor técnico do Sebrae Paraná.

O potencial do turismo na economia

Os números do setor de turismo são crescentes e somente nos primeiros quatro meses de 2023, o Brasil já recebeu 75% de todo o volume de estrangeiros que visitaram o Brasil em 2022. “País recebeu 2,7 milhões de turistas estrangeiros nos quatro primeiros meses deste ano e o Paraná foi o quarto portão de entrada destes estrangeiros”, aponta a diretora de Marketing da Embratur, Jaqueline Gil.

Rafael Greca começou o discurso falando sobre os investimentos que Foz do Iguaçu está fazendo, seja na parte estruturante, hotéis e novos atrativos turísticos, como é o caso da construção de um grande aquário, visando ampliar o número de visitação na cidade.

Já Darci, falou sobre o fortalecimento e permanência do turista de férias. Na fala dele, o turista precisa se sentir acolhido e atraído pelo destino turístico, além da necessidade de melhorar a infraestrutura de aeroportos e estradas. “Depois da reforma e ampliação, o aeroporto de Foz do Iguaçu já pode receber aeronaves de grande porte e está sendo ajustado mais receber mais companhia aéreas na cidade de fronteira”, ao encerrar a sua fala na abertura da Expo.


Leia também: EXPO TURISMO PARANÁ TERÁ MARKETING OLFATIVO