Conforme anunciado nesta quarta-feira (14), o ambiente da Expo Turismo Paraná – evento organizado e promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) para agentes de viagens e profissionais do trade turístico, será aromatizado com fragrâncias que vão estimular os participantes a focarem no momento e aproveitarem ao máximo o evento. A estratégia é do expositor Biomist, que identificou uma oportunidade nas empresas do turismo. A convenção acontece nos dias 15 e 16 de junho, no Viasoft Experience, em Curitiba.

“Na época da pandemia, com a regionalização do turismo, muitas pousadas e pequenos empreendimentos vieram nos procurar. Eles queriam ter um cheiro característico para seu negócio, não só nas roupas de cama e toalhas, mas no álcool gel, nos difusores e em pequenos brindes para o hóspede levar para casa”, conta Edson Lima, diretor comercial da Biomist, que participa pela primeira vez do evento.

O chamado Marketing Olfativo é muito usado em grandes redes hoteleiras, mas pode ser aproveitado por qualquer ramo de negócio que desejem criar cenários e proporcionar experiências ricas para seus clientes. “A Biomist aproveita de uma condição natural do corpo que é um mecanismo de evolução do ser humano para direcionar o cliente para experiências. O chamado sistema límbico memoriza o olfato, associando a memórias positivas ou negativas”, explica Edson.

“É por este motivo que as pessoas têm memórias afetivas de perfumes, alimentos, ambientes e associam ao bem ou mal conforme o que foi vivenciado. O trabalho do Marketing Olfativo é justamente construir o humor e os cenários rapidamente. Grandes marcas já perceberam esse trunfo e usam a estratégia. É o caso da Nike, que usa cheiro de grama; a Melissa, com aroma de tuti-fruti, entre outras.

A Biomist não só será expositora, mas também vai aromatizar os pontos iniciais de contato do visitante com o evento, com notas de chá verde. “A ideia é que os participantes cheguem ao evento deixando suas preocupações e problemas lá fora. A fragrância de chá verde remete ao relaxamento, devido a seu frescor”, explica Edson.

No Turismo, a hotelaria usa muito esta estratégia para passar a atmosfera de sofisticação, com notas de madeira. Para ambientar ambientes com mais alegria e diversão, como seria o caso dos destinos de verão e até mesmo ônibus de excursões, utiliza-se notas de frutas. A ideia é resgatar a memória das pessoas para a experiência com a marca ser incrível.

Expo Turismo Paraná: serviço

Data: 15 e 16 de junho de 2023
Horários:
Abertura – dia 15/06, às 11h.
Feira de Negócios e capacitações – dia 15/06, das 12h às 20h e dia 16/06, das 12h às 18h.
Local: Viasoft Experience: Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido – Curitiba PR
Entrada franca
Inscrições presencial nos dias 15 e 16 de junho, no local do evento.
www.expoturismoparana.com.br


Leia também: EXPO TURISMO PARANÁ VENDE TODOS OS ESTANDES