Tanto na capital, quanto no interior, a estimativa do Governo do Estado é de atrair mais de 1,5 milhão de turistas durante o São João da Bahia, movimentando quase R$ 1,6 bilhão na economia. A Setur-BA está realizando uma pesquisa de caracterização e avaliação de serviços nas zonas turísticas do estado, para saber o perfil do visitante que procura os festejos juninos.

O trabalho, que começou nesta segunda-feira (19), irá acontecer até domingo (25). As zonas turísticas da pesquisa são: Baía de Todos-os-Santos (Salavdor), Chapada Diamantina (Lençóis e Senhor do Bonfim), Caminhos do Jiquiriçá (Amargosa) e Caminhos do Sudoeste (Ibicuí).

As entrevistas levantam informações sobre idade, origem, gênero, renda, nível de satisfação com serviços e equipamentos, gasto e tempo de permanência no destino. Os dados serão usados no planejamento de ações futuras da Setur-BA, para ampliar a participação de turistas nacionais e estrangeiros nas festas juninas que acontecem na Bahia.

“Assim como fizemos no Carnaval, com resultados que já estão sendo usados, estamos coletando informações sobre os participantes do São João. A pesquisa é uma ferramenta importante na aplicação de políticas públicas voltadas para o turismo, porque identificar as características dos visitantes e suas peculiaridades facilita o trabalho de atuação do governo e do trade turístico, para atender as demandas que eles revelam nas entrevistas”, pontuou Maurício Bacelar, o titular da Setur-BA.


Leia também: EMBRATUR APRESENTA FESTAS DE SÃO JOÃO AO EXTERIOR