De acordo com dados recentes divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o setor aéreo brasileiro alcançou um feito notável em maio, estabelecendo um novo recorde no transporte de passageiros. Durante o referido mês, um total de 7,3 milhões de indivíduos realizaram voos domésticos no país. Essa marca representa o maior registro dos últimos oito anos, ultrapassando, pela primeira vez, os índices pré-pandemia. Nos primeiros cinco meses de 2023, o Brasil já contabilizou a presença de 36,6 milhões de passageiros, demonstrando um crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior.

Daniela Carneiro, ministra do Turismo, destacou a importância da retomada do setor aéreo para o turismo brasileiro. “Essa conquista é resultado de um trabalho árduo e dedicado. Estamos dando passos importantes em direção a uma sociedade mais inclusiva, impulsionando o desenvolvimento econômico e criando oportunidades para todos. Esse é o compromisso da nossa gestão e do presidente Lula. É um bom resultado para o turismo, para a economia e para o Brasil”, disse a ministra.

Conforme o relatório divulgado pela Anac, a procura por voos registrou um crescimento de 7%, enquanto a disponibilidade de assentos aumentou em 13,8%. Entre os terminais aeroportuários mais movimentados durante esse período, destacam-se Guarulhos (SP), Brasília (DF), Congonhas (SP) e Recife (PE). Quanto aos trajetos com maior demanda, encontram-se as rotas Recife/Guarulhos, Guarulhos/Fortaleza, Congonhas/Recife, Salvador/Congonhas e Congonhas/Brasília.

Os dados do Ministério do Turismo indicam que o mês de julho também promete excelentes resultados. De acordo com a referida entidade, a indústria aérea deve disponibilizar mais de 4,2 mil voos adicionais ao longo do mês. A região que espera receber a maior quantidade de voos nesse período é o Nordeste, famoso por sua vasta costa litorânea e por seus destinos paradisíacos.

Os consumidores que estão em trânsito contam com três edições do guia intitulado “Consumidor Turista”, desenvolvido em colaboração pelos Ministérios do Turismo (MTur) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Essas publicações foram elaboradas com o objetivo de fornecer informações claras e concisas sobre os direitos e deveres dos viajantes ao planejarem suas viagens e contratarem serviços.

Dentre as orientações presentes nos guias, estão os procedimentos de check-in, tanto presencialmente quanto pela internet, e a necessidade de apresentar o cartão de embarque, seja em formato digital ou impresso, para ter acesso ao voo. Outra recomendação enfatizada nesses documentos é a importância de ser pontual. Mesmo que o passageiro chegue ao local e encontre a aeronave ainda estacionada, se o processo de embarque já tiver sido encerrado, ele perderá o voo.


Leia também: MAIS DE 3,28 MILHÕES DE PASSAGEIROS VIAJARAM PELO GRU AIRPORT