Nesta segunda-feira (26), a Embratur publicou o edital de inscrições de oito feiras internacionais em que a agência montará estande no 2S23. Poderão participar organizações dos setores público e privado, conforme as categorias descritas no edital. A estratégia da Embratur de antecipar e unificar o chamamento para as feiras do 2S23 tem a finalidade de aprimorar o planejamento e a participaçao do Brasil nos mercados emissores de turitas.

“As feiras internacionais de turismo são parte da estratégia de promoção internacional do Brasil, é necessária a complementação de critérios que possam qualificar e promover os destinos e produtos turísticos brasileiros. É também um chamamento, uma forma de induzir e reconhecer boas práticas de sustentabilidade para dentro do país, aumentando nossa competitividade no cenário internacional”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O edital estabelece critérios técnicos para classificação de coexpositores para participação nas feiras internacionais, e pontua as iniciativas públicas e privadas a partir de seu conjunto de estratégias, ações e ferramentas para engajamento com atores internacionais. Entre eles, estão a existência de materiais promocionais nos idiomas inglês e espanhol, iniciativas digitais e certificações internacionais que reforçam a competitividade do destino ou dos serviços presentes no estande do Brasil.

Em consonância com a estratégia de reposicionamento do Brasil no exterior, serão reconhecidos os coexpositores que apresentarem ao menos uma certificação, premiação, reconhecimento oficial ou assinatura de acordo ou declaração internacional com compromissos de sustentabilidade. Pontuarão também aqueles que adotam medidas de ações climáticas, como compensação de carbono, quem possuir programa próprio de ESG, ou de sustentabilidade vinculado à Agenda 2030 da ONU.

“As feiras internacionais são ferramentas tradicionais, e oportunidades de visibilidade do conjunto dos destinos e experiências de turismo no Brasil. A forma como o conjunto dos brasileiros se apresenta é estratégica para direcionar nosso posicionamento. Em momento de forte concorrência pelo turista estrangeiro, além da necessária adaptação à sustentabilidade, aprimorar é essencial”, indica Jaqueline Gil, Diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade.

Eventos

  • Fit América Latina, em Buenos Aires: 30/9 a 3/10;
  • IFTM Top Rese, em Paris: 3/10 e 5/10;
  • TTG Travel Experience, em Rimini: 11/10 e 13/10;
  • Fitpar, em Assunção: 13/10 e 15/10;
  • NYITS, em Nova York: 26/10 a 28/10;
  • WTM, em Londres: 6/11 e 8/11;
  • Imex América, em Las Vegas: 26/10 a 28/10;
  • IBTM World, em Barcelona: 28/11 e 30/11.

Prazos de inscrição

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição correspondente ao evento que deseja participar, disponível neste link. O prazo de recebimento de inscrições vai até o dia 7 de julho. A participação do coexpositor confirmado nos estandes do Brasil será isenta de pagamento, mediante outras responsabilidades assumidas.


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