Com objetivo de descobrir a biodiversidade de espécies marinhas, a NatureMetrics, MSC Cruzeiros e MSC Foundation se unem no projeto “eBioAtlas: Biodiversity Sampling from Cruise Liners using eDNA”, usando a inovadora técnica de amostragem de DNA. Com o projeto, que tem alcance global, será possui coletar o eDNA da água do mar e descobrir e registrar a vida selvagem marinha presente nas rotas dos cruzeiros da MSC.

Daniela Picco, diretora executiva da MSC Foundation, concluiu: “A MSC Foundation está comprometida em promover a conservação dos oceanos por meio da ciência. Dessa forma, era natural para nós unirmos forças com a NatureMetrics para apoiar o mapeamento da biodiversidade, ajudando a União Internacional para a Conservação da Natureza a realizar as avaliações que são indicadores críticos da saúde da biodiversidade global”.

O eBioAtlas ajudará a focar nas prioridades globais, como mitigação climática, adaptação e segurança alimentar. Por meio de uma estreita colaboração das organizações não governamentais (ONGs), governos nacionais e a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, esta iniciativa possibilitará avaliações e reavaliações atualizadas de espécies marinhas no Atlântico Norte.

“Esta colaboração é crucial em nossa busca para deter e reverter a perda de biodiversidade até o final da década. O trabalho pioneiro da MSC para coletar e compartilhar dados de biodiversidade com nosso programa eBioAtlas fornecerá informações sobre a natureza que nos permitirá tomar decisões sobre a conservação marinha em escala global. O momento para uma ação decisiva é agora e, com organizações como a MSC Cruzeiros liderando o caminho na indústria do turismo, podemos criar um mundo onde as empresas e a natureza possam fazer progressos significativos em harmonia”, comentou a Dra. Kat Bruce, fundadora da NatureMetrics.

O primeiro navio a participar da iniciativa de amostragem será o MSC Euribia, que iniciará a coleta de dados na região nórdica (Noruega e Mar do Norte), seguido pelo MSC Poesia (Islândia, Groenlândia) e MSC Preziosa (Islândia, Noruega e Svalbard).


Leia também: MSC APOIA PROGRAMA PARA CAPACITAR JOVENS COM PROJETOS AMBIENTAIS