Na segunda-feira (3), a Abav-SP | Aviesp deu início ao projeto “Construindo o Futuro” com a realização da primeira aula. O objetivo desse projeto é promover a conexão entre as agências de viagens associadas e os estudantes de graduação em turismo do Centro Paula Souza, proporcionando capacitação, experiência prática e oportunidades de emprego no setor.

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com Afonso Martin, diretor executivo da Câmara LGBT, e Juliana Assumpção, diretora de negócios da Abav-SP | Aviesp. Essa interação permitiu aos estudantes conhecerem diferentes perspectivas e desafios do mercado de turismo, além de ampliar seus horizontes profissionais.

O projeto “Construindo o Futuro” busca fortalecer a formação dos futuros profissionais do turismo, preparando-os para os desafios e oportunidades do setor. Por meio dessa parceria entre agências de viagens e estudantes, espera-se impulsionar o crescimento e a qualificação do mercado turístico.

“O nosso propósito é proporcionar uma visão mais realista e atualizada do agenciamento de viagens. Desejamos desenvolver as habilidades desses brilhantes alunos com práticas ao lado de profissionais renomados, estabelecendo um legado duradouro para o mercado de trabalho”, comenta Fernando Santos, presidente da Abav-SP | Aviesp.

Durante a primeira aula do projeto “Construindo o Futuro”, os alunos tiveram a oportunidade de receber a apresentação de Juliana Assumpção, diretora de negócios da Abav-SP | Aviesp. Ela abordou o sistema federativo Abav, com foco na Abav-SP, compartilhando informações sobre sua missão, visão, eventos, ações realizadas e conquistas para os associados. Além disso, foi apresentado o cronograma completo do curso, oferecendo uma visão abrangente do programa de capacitação.

Na segunda parte da aula, os alunos tiveram a chance de aprender com Afonso Martin, diretor executivo da Câmara LGBT, sobre a importância da diversidade no setor do turismo. Essa oportunidade de aprendizado permitiu aos estudantes compreenderem melhor a valorização da diversidade e sua relevância no contexto profissional.

Essa abordagem abrangente, que contempla tanto aspectos da gestão associativa quanto da inclusão e diversidade, proporcionou aos alunos uma visão ampla do setor do turismo e preparou-os para os desafios e oportunidades que encontrarão em suas carreiras.

“A Abav-SP | Aviesp é uma das principais entidades do turismo nacional e este projeto está fazendo mudanças mercadológicas e sociais. O turismo é muito diverso, trabalha experiências, e constrói valores, por isso, debater esse tema do LGBTQIAPN+ é imprescindível”, comenta Afonso.

Com o programa “Construindo o Futuro”, os estudantes têm a chance de adquirir uma base sólida de conhecimentos e competências necessárias para se destacar no setor do turismo, capacitando-os para uma carreira de sucesso nessa área dinâmica e em constante evolução.

“Tivemos 40 inscritos para o curso e selecionamos 8 estudantes. A primeira aula foi um sucesso e o retorno dos alunos foi muito positivo. Muitos deles relataram a importância de conhecer mais  sobre  diversidade e como implementar da melhor forma esse conhecimento no dia a dia do segmento turístico”, ressalta Juliana.

Alunos aprovados para o “Construindo o Futuro”

Confira a lista dos jovens aprovados para participar do projeto:

  • Ana Carolina de Macedo Santos;
  • Cauê Vinicius Pontes Araújo;
  • Debora Nozinho;
  • João Pedro Costa Santa Cruz;
  • Leila de Castro dos Santos;
  • Marcia Emiko Toiada;
  • Rebeca Araújo Furuse;
  • Ruth Mary Torrado Pereira.

Para Esmeralda Oliveira, professora e coordenadora de projetos do Centro Paula Souza, o “Construindo um Futuro” é essencial para o desenvolvimento e relacionamento profissional dos alunos. “Esse programa foi um sonho desenhado entre as duas entidades e ao vê-lo realizado senti uma grande satisfação. Conversando com os estudantes, destaquei a importância dos relacionamentos e a valorização do espaço que foi aberto para que eles construam o networking e aprendam com essas empresas renomadas que estão na grade do curso”, disse a professora.

A R1 Áudio Visual é uma parceira do programa e disponibiliza os equipamentos necessários para as aulas realizadas na sede da Abav-SP | Aviesp. Essa parceria é fundamental para proporcionar aos estudantes um ambiente adequado e recursos de qualidade durante o aprendizado.


Leia também: ABAV-SP CONECTA ESTUDANTES A AGÊNCIAS ASSOCIADAS