A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e a empresa nórdica de energia, Gasum assinaram um acordo de longo prazo para o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) ao novo navio da marca MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, bem como uma Carta de Intenções com o objetivo de colaborar no fornecimento de e-GNL sintético feito com energia renovável. Tudo isso faz parte da estratégia da Divisão de Cruzeiros para atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa em suas operações marítimas até 2050.

“Como fornecedor de combustíveis alternativos dedicado à transição energética, a Gasum tem orgulho em oferecer apoio à MSC Cruzeiros, importante protagonista do setor marítimo, em sua busca de melhorar a pegada ambiental de suas operações”, declara Mika Wiljanen, CEO da Gasum. “Ao mesmo tempo, a MSC Cruzeiros está apoiando o desenvolvimento de um combustível alternativo mais promissor, criando uma real demanda para o produto”, acrescenta.

A Carta de Intenções é um compromisso de cooperação histórica que visa garantir o acesso da MSC ao gás sintético liquefeito, ou e-GNL, que é produzido usando o hidrogênio, criado por hidrólise com energia renovável e CO2 capturado. Juntas, a Gasum e a MSC Cruzeiros estão criando uma rota viável para reduzir as emissões nas operações de cruzeiros da Companhia com volumes significativos de milhares de toneladas de e-GNL a partir de 2026.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Gasum em nossa jornada rumo a zero emissões líquidas de gases de efeito estufa”, conta Linden Coppell, vice-presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros. “Garantir um fornecimento confiável de GNL e e-GNL é de fundamental importância para nossos esforços para a descarbonização, e a Carta de Intenções e o acordo de longo prazo que anunciamos são passos significativos nessa jornada”, complementa.

As empresas também assinaram um acordo de longo prazo para o fornecimento de gás natural liquefeito, GNL, para o novo navio da Companhia, o MSC Euribia. Com este acordo, a Gasum apoiará a MSC Cruzeiros na redução de emissões de gases com uso imediato de GNL.

“A parceria com a Gasum nos permitirá acessar combustíveis mais novos e mais limpos, necessários para tornar a navegação com zero emissões líquidas uma realidade, continua Coppel. “Precisamos de mais fornecedores como a Gasum para intensificar e apoiar nossa indústria com suas metas ambientais. Estamos prontos e ansiosos para adquirir mais desses novos combustíveis”, comemora o executivo.

O uso de GNL praticamente elimina as emissões de óxido de enxofre e emissões de particulados, reduz consideravelmente as emissões de óxido de nitrogênio e apresenta uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a tecnologia GNL usada a bordo permite que a MSC Cruzeiros mude, a qualquer momento, para biogás liquefeito totalmente renovável (bio-GNL) ou gás sintético (e-GNL), a fim de atingir reduções de emissões de gases de efeito estufa de até 100%.


Leia também: CONFIRA FOTOS DA INAUGURAÇÃO DO MSC EURIBIA