Boa parte dos destinos turísticos de São Paulo se tornaram famosos a partir de vocações centenárias que se fortaleceram ao longo dos anos e se mantém até hoje. O estado tem um destino de compra para cada perfil de viajantes, confira abaixo:

  • Serra Negra, das malhas e do couro: além das belezas naturais e clima agradável, o destino também é conhecido pelas opções de lojas no segmento de atacado de malhas e couros, concentradas em várias regiões da cidade, com destaque para o centro. Além das malhas, a cidade é especializada na produção e comércio de artigos em lã, roupas, calçados e acessórios em couro, peças de madeira, produtos de laticínio e linhas. O ponto mais importante do comércio está localizado nas proximidades da Rua Coronel Pedro Penteado.
  • Socorro, do tricô e da malha: a economia do município estrutura-se em três atividades principais: agropecuária, turismo e malharia. A cidade, conhecida como a Capital Nacional do Tricô e Malha, é caracterizada pela presença marcante do trabalho em domicílio, um tipo de relação trabalhista que assegura a manutenção de empregos de um setor econômico baseado na fabricação de tricõs. Além disso, a Feira Permanente de Malhas e o Moda Shopping atedem os turistas e cobrem as encomendas de grandes lojas da capital durante o ano todo.
  • Pedreira, a capital da porcelana: a cidade ganhou o título de Capital da Porcelana pelos inúmeros estabelecimentos, incluindo fábricas e lojas que oferecem louças, porcelanas, cerâmicas e objetos em madeira. As vendas movimentam a economia do município e geram mais de nove mil empregos no setor de compras, o que corresponde a cerca de 20% dos pedreirenses. O Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira conta com uma minifábrica onde também é demonstrado o processo de fabricação da porcelana.
  • Porto Ferreiro, a cidade da cerâmica: a capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração recebe mais de 30 mil visitantes ao longo do ano, interessados nos produtos oferecidos pelas mais de 300 lojas. Parte desse circuito de compras está localizado às margens da Rodovia Anhanguera – SP 330.
  • Itu, a cidade dos exageros e da antiguidade: Itu é o destino certo para quem procura antiguidades, pois a oferta pe grande. A cidade está repleta de antiquários no centro histórico e atrações e lojas que vendem objetos com tamanhos exagerados, além de atrações turísicas, como o Orelhão Gigante.
  • Limeira, das joias e semijoias: esta é a Capital Nacional da Joia Folheada, pela fabricação e exportação de joias e bijouterias e assim atrai cerca de 50 mil turistas por mês. A cidade é forte no turismo de compras, na Avenida Marechal Artur da Costa e Silva hpa mais de 600 lojas em diversas galerias que vendem semijoias banhadas e folheadas a ouro e prata, gerando 30 mil postosde trabalho. A Aljoias, feira do setor realizada duas vezes ao ano, movimenta US$ 18 milhões em negócios e na economia local.
  • Ibitinga, dos bordados: os visitantes atraídos pelos bordados podem visitar as lojas de fábrica do Centro Comercial e da Feirinha de Artesanato, com aproximadamente 600 barracas (somente aos sábados). O principal evento é a Feira do Bordado, que aocntece em julho e movimenta cerca de R$ 10 milhões, com mais de 120 expositores, e cerca de 60 mil visitantes.
  • Cunha, a cidade da cerâmica: atualmente, a cidade conta com mais de 20 ateliês e cerâmica artística que produzem pelas de alta qualidade nos mais variados estilos. Essa peculiaridade atrai, durante o ano todo, turistas de diversas regiões do país e pelos ateliês espalhados pela localidade, é possível encontrar desde as tradicionais panelas até objetos de decoração.
  • Tabatinga, dos ursinhos de pelúcia: desde a década de 90 a cidade atrai consumidores do Brasil e até do exterior de olho nesse comércio, que chega a receber cerca de 40 mil turistas por ano. A expectativa de toda população local é pelo Zoológico de Bichos de Pelúcia, já em construção, que será um forte atrativo turístico do município. O galpão está erguido e conta com 700 metros quadrados.
  • Pratânia, a cidade do couro: a confecção deste produto é o que mais atrai turistas nos finais de semna de inverno. As lojas ficam abertas inclusive aos domingos e feriados para atender o consumidor. Os produtos são fabricados pelos estabelecimentos locais. Além disso, o município preserva sua cultura sertaneja com o Museu da Música Tonico e Tinoco e Pedro Bento e Zé da Estrada, ícones da música raiz e naturais de Pratânia.
  • Taubaté, da argila e do barro: a casa do Figureiro, onde um grupo de artistas fabricam, expõem e vendem suas obras esculpidas em argila e barro, foi inaugurada em 1993 e é fruto de uma tradição que remonta aproximadamente há 150 anos. A arte de moldar figuras é uma antiga tradição em Taubaté e já virou referência na região.
  • Birigui, a cpaital dos calçados infantis: com uma produção de 42 milhões de pares de calçados em 2019, o representa 52% da produção nacional, a cidade é consolidada como a Capital Brasileira do Calçado Infantil, o que comprova a vocação turística para o setor de Negócios e Compras. Anualmente a cidade recebe milhares de turistas, que movimenta cerca de 20 mil pessoas (16% da população) envolvida diretamente com calçados.
  • Franca, do sapato masculino: a cidade é reconhecida nacional e internacionalmente. A produção de calçados femininos também cresce na cidade e amplia a oferta de produtos elaborados em couro para o mercado consumidor. A cidade é a maior produtora de calçados masculinos do Brasil e da América Latina. Dados de 2020 dão conta que há cerca de 100 indústrias calçadistas que movimentam a economia local.
  • Jaú, do sapato feminino: o centro de compras – destaque da cidade – compreende não apenas o shopping temático Território do Calçado e as lojas do Jaú Shopping, mas também diversas lojas situadas no centro comercial, e algumas galerias de lojas de fábrica situadas nas marginais da rodovia que circunda a cidade. O Território do Calçado é um complexo formado por mais de 180 lojas de calçados, roupas, bolsas e acessórios, e recebe mais de 50 mil turistas por ano interessados na aquisição de calçados.
  • Cidade de São Paulo, dos shoppings, do comércio popular, de luxo e da diversidade: principal destino para o turismo de compras, a capital paulista oferece uma seleção muito diversificada de itens para todos os interessados, tanto no atacado, quanto no varejo. A oferta é infinita quando o tema é compra, seja em eletrõnicos, móveis, eletrodomésticos, artigos para fest, cama, mesa e banho, calçados, perfumes, brinquedos, cosméticos entre tantos outros. Pela Rua 25 de Março, passam 400 mil pessoas por dia. Além disso, há uma infinidade de atrações turísticas na cidade, que também agradam todos os gostos.

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