Mesmo em períodos em que o turismo de lazer pode estar menos expressivo, a hotelaria carioca pode contar com um caléndário de eventos corporativos. Este ano de 2023, o Rio de Janeiro se prepara para receber uma série de convenções de negócios, feiras navais, congressos médicos e provas esportivas.

Entre os eventos de negócios destaque para o “11th International Conference on Fiber-Reinforced Polymer Composites in Civil Engineering”, no Faimont Copacabana, de 23 a 26 de julho, o “Rio Pipeline (IBP)”, no ExpoMag, de 8 a 10 de agosto, que na edição de 2019 reuniu 1,4 mil congressistas e 3,8 mil visitantes, e o “Navalshore 2023”, também no ExpoMag, de 22 a 24 de agosto, que tem previsão receber mais de 7 mil profissionais do setor.

A programação vem recompensar os esforços do trade para aumentar a atratividade do Rio de Janeiro para eventos corporativos. “Um calendário de eventos sólido é fundamental para o turismo em geral e para a atividade hoteleira em particular. Movimenta o comércio, shoppings, bares e restaurantes e eleva a arrecadação de impostos, o que representa novos investimentos na cidade”, explica Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRIO).

Haverá também eventos do próprio setor de turismo, como a “ExpoRio Turismo”, da Setur, no Lagoon, de 10 a 13 de agosto, que espera superar os números de sua primeira edição, em 2022, quando reuniu 20 mil pessoas no Jockey Club, e a “Abav Expo 2023”, que espera receber 35 mil pessoas no Riocentro, de 27 a 29 de setembro. Esta será a 50ª edição do encontro, que retorna ao Rio depois de um período de realização itinerante.

Congressos médicos também estão entre os grandes fomentadores da ocupação hoteleira no segmento corporativo. Na agenda da temporada haverá o “8º Encontro da Associação Brasileira de Odontologia Digital Rio de Janeiro 2023”, no Windsor Barra, de 7 a 9 de setembro, o “XXXVII Congresso Latino-americano de Anestesiologia – CLASA 2023”, no Windsor Oceânico, de 7 a 10 de setembro, o “XVIII Panamerican Congress on Vascular and Endovascular Surgery – PAN 2023”, no Windsor Barra, de 27 a 30 de setembro e o “42nd Annual Meeting of the International Society for Dermatologic Surgery 2023 – ISDS”, no Fairmont Copacabana, de 28 a 30 de setembro.

Eventos esportivos também estão na programação, como o “Ironman 70.3”, no dia 9 de julho, que em 2022 reuniu 1,2 mil atletas, e os “Jogos Mundiais Escolares Sub-15 2023”, no Parque Olímpico, de 18 a 27 de agosto, cuja primeira edição, em 2021, contou com 1,8 mil participantes.

Em uma capital turística, a hotelaria é um grande pilar do desenvolvimento da cidade, gerando em empregos e arrecadando impostos para os cofres públicos., Segundo levantamento do HotéisRIO, atualmente há 767 meios de hospedagens formais na capital. Juntos, eles somam 44.087 (quarenta e quatro mil e oitenta e sete) quartos. O segmento estima que cada quarto de hotel gere pelo menos um emprego direto e até três indiretos, o que significam mais de 176 mil empregos gerados pela atividade hoteleira somente na capital carioca.

Lopes ressalta que até o final de setembro a cidade receberá uma grande diversidade de eventos corporativos. “Além de espaços de eventos de primeira linha, como o Riocentro e a Cidade das Artes, também temos ótimos centros de convenções nos hotéis. Somamos a essa excelente infraestrutura toda a hospitalidade do carioca e os atrativos de nossa cidade, como uma rica cultura, saborosa gastronomia e uma natureza ímpar”, finaliza.


Leia também: HOTEL ORT INAUGURA NOVO COMPLEXO DE BEM ESTAR