A Justiça de São Paulo decretou falência da empresa Itapemirim Transportes Aéreos, que atuou nos aeroportos com a sigla ITA. A decisão atendeu a pedido de um dos credores da empresa, a Travel Technology Interactive do Brasil Solução em Software Ltda. A decisão saiu no dia 13, mas foi publicada nesta segunda-feira (17).

Conforme a decisão judicial, o escritório tem a obrigação de vender os bens da massa falida da empresa em até 180 dias, entregar um plano para cumprir com os compromissos da ITA, dentro de 60 dias, e apresentar a lista de credores. Os credores têm até 1º de agosto para apresentar reivindicações à Justiça. A decisão destaca ainda que os diretores ou representantes legais da empresa não compareceram aos autos para apresentar defesa em inúmeros processos.

Vale ressaltar que em dezembro de 2021 a companhia aérea suspendeu voos e demais atividades de forma repentina. Em janeiro de 2022 a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu, por meio de medida cautelar, que a Itapemirim retomasse a comercialização de passagens aéreas. Ainda no mesmo ano, em abril, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu as operações da Itapemirim.

*Com informações da Agência Brasil