Está acontecendo hoje (20), o Expo Fórum 2023, realizado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Após a abertura, realizada pelo presidente executivo do SPCVB, Toni Sando, Alexis Pagliarini e Fernando Guinato iniciam as apresentações falando sobre ESG e Saúde Mental.

ESG

O termo ESG é uma sigla e inglês que podemos traduzir para “Ambiental, Social e Governança”. Ela determina práticas a serem adotadas em empresas, incluindo diversidade, fazendo com que tenham pautas sociais e ambientais.

Alexis Pagliarini, fundador do ESG4, mostrou de maneira prática como o ESG tem mudado a realidade nas empresas que o aderem. “As ações de ESG estão realmente começando a acontecer, sendo eficazes e melhorando a performance das empresas e suas rotinas de trabalho. E quem não quer mais ética e transparência nos seus negócios?”, questionou.

Pagliarini contou que é possível diagnosticar as variáveis do ESG no dia a dia, colocando uma lente sobre as questões ambientais, logo depois sobre as relações sociais, onde é possível mudar a realidade de muitas pessoas e diversos negócios. Além disso, é possível observar que empresas que estão distribuindo suas vagas de maneira mais equilibrada e diversa, tem mais oportunidade de crescimento.

Saúde Mental

Fernando Guinato, diretor geral do WTC Events Center, mostrou aos presentes o projeto focado em saúde mental, realizado com os colaboradores do WTC. “Após observar a realidade em que estávamos vivendo, alguns colaboradores começaram a apresentar sintomas de exaustão mental e, a partir disso, decidimos começar o projeto.”

De acordo com Guinato, o projeto mostrou que é preciso falar mais sobre saúde mental e tratar de forma correta, com acompanhamento adequado. O programa já está desenvolvendo sua segunda etapa e, dessa vez, irá abranger todos os prestadores de serviço, inclusive terceirizados, que são os responsáveis por atender os clientes e hospedes.

“Tivemos mais de 90% de aprovação nesse programa. Todos nós ganhamos, pois alertas foram dados para que possamos mudar nossa rotina, assim evitamos diversos transtornos mentais e nos cuidamos melhor”.


Leia também: TENDÊNCIAS PARA O SETOR DE TURISMO O SETOR DE TURISMO