Após experimentar um crescimento de 100% em 2022, devido à demanda reprimida pela pandemia, o setor de eventos corporativos continua a mostrar vigor na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Com um aumento de 60% no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado, o segmento está impulsionado por convenções, congressos, eventos e reuniões empresariais, além de shows, de acordo com o Campinas e Região Convention & Visitours Bureau (CRC&VB Visite Campinas).

Os eventos corporativos representam cerca de 80% do faturamento da hotelaria regional e posicionam Campinas como o 5º destino de turismo de negócios no Brasil. “O setor de eventos corporativos tem mostrado força na região, assim como em todo o Estado, pelo segundo ano consecutivo, sendo que no ano passado ele entregou dois anos em um devido à demanda represada pela pandemia”, explica Vanderlei Costa, presidente do CRC&VB Visite Campinas. “E segue em ritmo bastante aquecido neste ano, mesmo sem demanda represada, com expectativa de crescer 100% até o final do ano”, acrescenta.

De acordo com um levantamento divulgado pela revista Veja, apenas no primeiro semestre deste ano foram realizados 850 congressos, feiras e conferências em todo o estado, um aumento de 141% em relação ao mesmo período do ano passado.

Costa destaca que o segundo semestre é tradicionalmente forte para o setor em toda a RMC. “Além das convenções e congressos, temos festas importantes como a Expoflora nos meses de agosto e setembro, e a Festa do Peão de Jaguariúna, em setembro, que atraem mais de 300 mil pessoas, movimentando toda a economia e hotelaria regional e em um raio de 160 quilômetros, além dos eventos de final de ano, como festas e formaturas e atrações musicais”.

Segundo o presidente do CRC&VB Visite Campinas, a infraestrutura da região é adequada para receber shows e eventos. “Somente em Campinas temos dois centros de convenções, com capacidade para receber mais de 10 mil pessoas, além de espaços menores, enquanto a hotelaria da RMC dispõe de mais de 6 mil quartos, com capacidade para hospedar mais de 15 mil pessoas”, acrescenta.

“A qualidade da malha aérea, gastronomia de alto nível, comércio e serviços prósperos, bem como o fato de estarmos em um centro conectado e sustentável, mostram a forte vocação para o turismo de negócios não apenas no município, mas em toda a região metropolitana.”


Leia também: CAMPINAS FECHA JUNHO COM 56,44% DE OCUPAÇÃO