BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,46

Entenda a importí¢ncia do planejamento financeiro na hora de viajar

De acordo com o Mapa de Inadimplência do Serasa, cerca de 71,4 milhões de brasileiros se encontram negativados. Com base neste relatório, a melhor opção para não ficar apertado na hora de fazer uma viagem é realizar um planejamento financeiro e recorrer a estratégias que auxiliem no controle financeiro.

Segundo Fernando Lamounier, educador Financeiro e diretor de Novos Negócios da Multimarcar Consórcios, existe uma regra básica que ajuda a manter essa organização: sendo 50% para gastos fixos, 30% gastos variáveis e 20% investimentos ou fundo de reserva. “Essa regra financeira é simples e separa o orçamento em três partes. O objetivo é priorizar as despesas mais importantes. Com ela conseguimos abrir espaço para o pagamento de dívidas ou a criação de uma reserva de emergência”, explica.

Um ensinamento indispensável, já que de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 61% dos endividados têm o hábito de fazer rodízio de contas, ou seja, escolher qual dívida irá pagar no mês. “É fundamental que a educação financeira seja cada vez mais incentivada. A consciência de gastos e o planejamento para realização de grandes projetos beneficia não apenas o detentor do dinheiro, mas todos ao seus redor”, explica Lamounier.

Realizar um balanço de todos os gastos para ver se cabem dentro da verba estabelecida, como também, o pagamento antecipado de determinadas despesas, são importantes para prevenir dívidas. A compra antecipada de passagens aéreas e reserva de hospedagens, são um ótimo exemplo de custo benefício já que na alta temporada – seja no verão ou fim de ano – os preços de passagens, hotéis, resorts e parques de diversão tendem a ser mais altos.

“O planejamento financeiro não serve apenas para a prevenção de obstáculos ou problemas, mas também para evitar o endividamento. Com antecedência, é possível que ao comprar uma viagem e não podendo pagar à vista, o número de parcelas mensais seja confortável ao bolso do brasileiro. Estabelecer um orçamento realista, fazer pesquisas de preços e evitar apuros na carteira vão possibilitar que as férias de fim de ano sejam ainda melhores”, finaliza o especialista.


Leia também: QUEDA DO DÓLAR IMPULSIONA VIAGENS CORPORATIVAS

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Uniabla debate Reforma Tributária e tecnologia...

Evento gratuito será realizado em 2 de julho e reunirá especialistas para orientar empresários do setor de locação

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS