Além das belezas naturais e passeios mais tradicionais, Bonito (MS) também oferece diversas opções de roteiros de bicicleta. A Acqua Studio de Viagens, que atua há oito anos como o único de viagens da região, reúne cinco roteiros de cicloturismo no destino. Confira:

  • Rota Aventura São Mateus: a rota oferece aos visitantes uma jornada de nove quilômetros (seis de asfalto e três de estrada de terra) até a Gruta Catedral. O passeio tem início no receptivo da Rota Aventura, de onde os visitantes partem em direção à caverna – passando pela Rodovia do Turismo, também conhecida como rota para o Balneário do Sol.
  • Rota Aventura Boiadeira: uma trilha de bike de nove quilômetros (quatro de estrada de terra e cinco em asfalto) dentro da área urbana de Bonito, com um percurso que remonta ao passado histórico da região. O nome “Boiadeira” foi escolhido devido à localização da trilha, que segue a estrada utilizada pelas comitivas do Mato Grosso do Sul, onde peões conduziam o gado para o Pantanal no passado. O percurso apresenta um trajeto plano, com poucos obstáculos naturais como pedras, raízes e buracos e é acessível para principiantes.
  • Rota Aventura Formoso: com 18 km de extensão, o passeio oferece paisagens incríveis e um refrescante mergulho no Rio Formoso. A dica espcial é agendas o passeio à tarde para apreciar o pôr do sol do alto da cidade. O trajeto de quatro horas apresenta subidas e descidas, percorrendo estradas de terra e proporcionando vistas deslumbrantes da natureza. No atrativo, os visitantes encontram quatro decks no Rio Formoso e podem conhecer o Raras, que reabilita animais silvestres da região.
  • Rota Aventura Sinhozinho: roteiro de 22 km que parte e Bonito em direção à capela do Sinhozinho, onde lendas, tradições e fé se entrelaçam. Esse é o percurso turístico fixo mais longo de bicicleta na região, exigindo um pouco mais de preparo físico. A lenda conta que o Sinhozinho foi um frei que, nos anos 30, percorreu a região pregando ensinamentos religiosos. Apesar de pequeno e mudo, dizem que ele abençoava, curava e se comunicava sem voz. Durante o trajeto, os ciclistas têm duas paradas marcantes: uma na “Capela do Sinhozinho” e outra em um ponto do Rio Mimoso, onde os visitantes podem se refrescar.
  • Rota Aventura Cabanas: o passeio também possui opções de se refrescar nos decks do Rio Formosinho. Além disso, o ciclista pode escolher entre duas atividades, o boia cross e o arvorismo, que acontecem após um percurso de 7 km pela ciclovia que liga Bonito a Cabanas Aventura, durando cerca de 50 minutos. Cada roteiro oferece uma experiência diferente, mas igualmente cativante em trilhas históricas, rios cristalinos ou pernoites em cabanas típicas.

Leia também: BONITO TEM VOOS AMPLIADOS E ATRATIVOS PARA CURTIR A NATUREZA