Do início de 2014 ao primeiro semestre deste ano, as empresas aéreas brasileiras transportaram, gratuitamente, 61,3 mil itens para transplantes, de acordo com dados da Central Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde. O período considerado neste levantamente leva em conta o início do Programa Asas do Bem, da Abear, que tem o objetivo de reforçar a importância da doação de órgão para viabilizar o transporte gratuito.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram 2,7 mil itens transportados. Considerando-se o gtransporte realizado por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), companhias aéreas internacionais e outros tipos de transporte (particular e terrestre, por exemplo) o total parcial do ano chega a 3.664 itens.

“O Programa Asas do Bem, idealizado pela Abear, mostra um papel social importante das empresas aéreas brasileiras: o transporte gratuito de órgãos e insumos para transplantes em todo o país. Muitas vezes a localidade de coleta do órgão compatível é bem distante da cidade onde o paciente receberá o transplante, o que pode inviabilizar a operação. Temos muito orgulho dessa iniciativa, pois somente o avião pode atender uma necessidade como essa com tempo hábil para o sucesso da cirurgia, e por isso renovamos todos os anos o compromisso da indústria com esse transporte”, afirma Jurema Monteiro, presidente da Abear.


Leia também: A NOVA FACE DA ABEAR