Um levantamento realizado pela Maxmilhas posicionou as grandes capitais e destinos de praia como as principais escolhas dos viajantes brasileiros no primeiro semestre do ano. Para os próximos feriados, os dados revelaram que o Rio de Janeiro é o destino mais buscado.

Com sete feriados nacionais ocorridos durante a semana e duas possibilidades de emenda, o primeiro semestre de 2023 acumulou momentos propícios para viagens, e marcou mais um bom momento para o turismo brasileiro. De acordo com dados do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FeComercio SP), o setor já acumula 26 meses consecutivos de variações positivas em seus índices.

Na hotelaria, uma das principais frentes do mercado, os viajantes que reservaram hospedagens nos últimos meses posicionaram São Paulo (SP) como a cidade mais escolhida para o período. Rio de Janeiro (RJ) e Gramado (RS) aparecem, respectivamente, no segundo e terceiro lugar.

Considerando o protagonismo econômico de São Paulo e Rio de Janeiro, não é surpresa que os dois destinos encabecem o levantamento. Repleta de opções de entretenimento e comércio, a capital paulista foi a cidade com mais reservas no primeiro semestre. De acordo com dados levantados pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos (OTE) e o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), a expectativa é que a cidade receba cerca de 16 milhões de turistas nacionais e estrangeiros em 2023. No primeiro semestre, além das atrações turísticas que já compõem o circuito cultural paulistano e do polo de negócios concentrado na cidade, grandes eventos (como o festival de música Lollapalooza) podem ter influenciado no número — e a tendência é que impactem os índices ainda mais no segundo semestre.

O Rio de Janeiro, destino comumente escolhido por suas praias, atrações turísticas históricas (como o Cristo Redentor e o Maracanã) e força comercial, também pode ter sido ainda mais impulsionado pela sua agenda de espetáculos e feiras. Gramado (RS), terceiro destino da lista, é uma das cidades turísticas mais tradicionais do Brasil e, de acordo com dados da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), recebeu quase 7 milhões de turistas em 2022, número que pode ser ainda maior neste ano. Na cidade, experiências como espaços temáticos, chocolaterias e passeios arquitetônicos e ecológicos se destacam.

Na sequência, Fortaleza (CE), Porto Seguro (BA), Maceió (AL) e Natal (RN) ocupam, respectivamente, do quarto ao sétimo lugar da lista. Ao lado do Rio de Janeiro, a seção revela que grande parte dos viajantes prefere destinos litorâneos, ainda que a cidade de São Paulo ocupe a primeira colocação no ranking de reservas. Nas localidades praianas, os resorts — tipo de hospedagem que oferece diversos serviços especiais e atividades recreativas — são os espaços mais procurados.

Buenos Aires, capital da Argentina, é o único destino internacional da lista. O país (que teve aumento de procura de 94% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado) passa por um momento de desvalorização da moeda local, fator que tem atraído viajantes de toda a América Latina que buscam viajar com mais economia.

Mata de São João (BA), mais um destino litorâneo, fecha o ranking de cidades com mais reservas de hospedagens no primeiro semestre. A pouco mais de 50km da capital baiana, o destino tem sido cada vez mais procurado pelos viajantes.

Feriados do segundo semestre já atraem olhares dos viajantes

Nos próximos quatro feriados nacionais (7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro e 15 de novembro), os dados já estão diferentes: o Rio de Janeiro, segundo colocado no ranking de reservas para o semestre passado, ocupa a primeira colocação em todas as datas, o que posiciona o destino como um destaque para viagens de curta duração. Gramado, que figura em terceiro lugar na lista geral, só perde a segunda colocação (e para São Paulo) no feriado de 7 de setembro.

Nas datas, Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), Armação de Búzios (RJ), Porto de Galinhas (PE) e Florianópolis (SC) passam a se destacar. Em novembro, Porto de Galinhas chega a ocupar a quinta colocação nos dois feriados. Mais uma vez, o litoral se mostra como a principal escolha dos turistas para passar os dias de descanso.

Confira abaixo as listas completas de acordo com cada feriado:

Destinos mais buscados para reservas no feriado de 7 de setembro

1. Rio de Janeiro

2. São Paulo

3. Gramado

4. Porto Seguro

5. Maceió

6. Fortaleza

7. Natal

8. Foz do Iguaçu

9. Salvador

10. Armação de Búzios

Destinos mais buscados para reservas no feriado de 12 de outubro

1. Rio de Janeiro

2. Gramado

3. Porto Seguro

4. Natal

5. São Paulo

6. Maceió

7. Fortaleza

8. Porto de Galinhas

9. Florianópolis

10. Foz do Iguaçu

Destinos mais buscados para reservas no feriado de 2 de novembro

1. Rio de Janeiro

2. Gramado

3. Porto Seguro

4. Natal

5. Maceió

6. Porto de Galinhas

7. Salvador

8. Fortaleza

9. Florianópolis

10. Foz do Iguaçu

Destinos mais buscados para reservas no feriado de 15 de novembro

1. Rio de Janeiro

2. Gramado

3. Porto Seguro

4. Natal

5. Maceió

6. Porto de Galinhas

7. Salvador

8. Fortaleza

9. Florianópolis

10.Foz do Iguaçu