A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) sediou a última reunião mensal do Comitê de Logística da Associação Brasileira de Logística (Abralog). Durante o encontro Jefferson Simões, gerente de Relacionamento com a Indústria da Iata, conduziu a palestra “Excelência em logística – a certificação CEIV da IATA maximizando seus resultados”, compartilhando informações atualizadas sobre o mercado de cargas aéreas, incluindo as tendências mais recentes e os desafios enfrentados pelo setor, além dos detalhes sobre a certificação CEIV da Associação.

Reconhecida internacionalmente, essa certificação atende à necessidade da indústria por mais segurança, proteção, conformidade e eficiência no manuseio de cargas especiais, ajudando as organizações e toda a cadeia de cargas aéreas a alcançar a excelência e se destacar em um mercado global e competitivo. O programa de certificação abrange não somente os aeroportos, mas também operadores logísticos, transportadoras, agentes de carga, entre outros, sendo uma iniciativa capaz de reduzir a perda de medicamentos por ineficiência dos processos atuais.

Durante a palestra, Marcelo Gorri Mazzali da concessionária GRU Airport, que registrou cerca de 19,4 milhões de passageiros no primeiro semestre, compartilhou sua experiência em relação à certificação CEIV Pharma do aeroporto e seus resultados.

As empresas aéreas transportam globalmente 66 milhões de toneladas de cargas por ano, o que representa mais de 35% do comércio global em valor e somente 1% do volume, equivalente a US$ 6,8 trilhões em bens transportados. O desejo de acelerar as cadeias globais de suprimentos combinado com a eficiência do transporte aéreo são os principais motivos pelos quais exportadores estão utilizando cada vez mais o modal aéreo para o transporte seguro de suas cargas.

“Esta ocasião representou uma oportunidade notável para realçar a relevância da certificação CEIV e da excelência em logística visando um futuro lucrativo e sustentável. À medida que a indústria da aviação se recupera, uma ampla gama de possibilidades se abre no setor de transporte aéreo de mercadorias, especialmente no segmento de cargas especiais”, comenta Jefferson.

Uma operação logística sólida e confiável, respaldada por procedimentos e processos que assegurem a integridade das remessas, assume um papel crucial na movimentação e transporte desses tipos de carga. As empresas que apresentarem maior capacitação, qualidade nos serviços e infraestrutura serão as mais beneficiadas”, acrescenta Jefferson.

Para Márcio Frugiuele, diretor-executivo da Abralog, a reunião comprovou os bons resultados do modelo de comitês criado pela associação. “Tivemos duas ótimas palestras, uma por Jefferson Simões e outra de Marcelo Gorri Mazzali, que apresentaram painel detalhado da Certificação CEIV Pharma, além de uma visão abrangente da operação do Aeroporto Internacional de São Paulo. O resultado foi uma excelente troca de informações com os associados presentes”, afirma o executivo.

“Sabemos da importância que a cadeia logística dá ao transporte, armazenagem e manuseio de produtos farmacêuticos e isso tem sido, há algum tempo, uma das grandes prioridades de GRU Airport, enquanto líder de mercado neste segmento. Foram feitos diversos investimentos em infraestrutura, processos e recursos humanos para atender a estas exigências e a certificação obtida em 2019 e revalidada em 2022 é o resultado deste processo”, salienta Marcelo.

Com o aumento da capacidade de armazenagem no aeroporto prevista para os próximos 2 anos e com o continuar do aprimoramento dos processos de hub internacional e de eficiência internacional, GRU pretende ser um polo estratégico para os produtos farmacêuticos não só no Brasil, mas em toda a América do Sul”, finaliza Marcelo.