A Decolar apresentou seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2023 e registrou receita recorde, atingindo um máximo histórico decorrente de sua estratégia comercial bem-sucedida, apesar do trimestre sazonalmente mais fraco. As reservas brutas chegaram a US$ 1,3 bilhão, 16% acima das registradas no segundo trimestre de 2022.

O Brasil segue como o principal mercado do grupo, com 45% das transações no trimestre – um crescimento de 39% sobre 2022. No país, as transações de produtos não aéreos tiveram alta de 58% ano a ano, com grande crescimento da venda de pacotes de viagem.

“A recuperação da busca por viagens na América Latina, a nossa rentabilidade sustentada e o crescimento da receita contribuíram para o crescimento anual de 71% do EBITDA ajustado, o que nos deixa otimistas quanto às perspectivas para o resto do ano”, afirmou Alex Todres, diretor-geral da Decolar no Brasil.

Como parte da estratégia omnichannel e devido a sua presença em milhões de smartphones na região, os aplicativos das marcas do Grupo Decolar continuam a ser uma ferramenta fundamental para impulsionar as viagens. No segundo trimestre, as transações móveis atingiram 37,8% do total, um crescimento de 334 pontos-base em relação ao ano anterior.

Para estar onde quer que as pessoas desejem reservar suas viagens e com a experiência das suas marcas Viajes Falabella (no Chile, Colômbia e Peru) e Best Day (México), a empresa vai expandir seus serviços com a abertura de dez lojas físicas no Brasil e cinco na Argentina, com as marcas Decolar e Despegar, até o final do ano.

Com o DNA de inovação e aproveitando a melhor tecnologia, a Decolar apresentará no terceiro trimestre deste ano uma versão beta de sua ferramenta de planejamento de viagens com o uso de inteligência artificial. “Combinando nossos modelos de aprendizagem automática com o nosso profundo conhecimento dos viajantes, esta nova ferramenta não só oferecerá recomendações de viagens e hospedagem personalizadas, como também vai criar uma experiência de conversação para melhorar o planejamento de viagens”, comentou Todres.

Do ponto de vista do negócio B2B, a HotelDO e as soluções white label representaram 15% das reservas brutas no trimestre, reafirmando a ambição da  Decolar de impulsionar o crescimento do setor na região.

“Nossos excelentes resultados financeiros, as conquistas em todos os segmentos de negócio e os grandes progressos em cada uma das nossas iniciativas estratégicas de crescimento nos permitem oferecer mais valor tanto aos nossos clientes como aos nossos parceiros. Seguiremos trabalhando para continuar a ser a melhor empresa de viagens da América Latina”, acrescentou Todres.