A Omint realizou, nesta quinta-feira (24), um evento para corretores de seguros e agentes de viagens em sua sede, que está localizada em São Paulo (SP). Uma das palestras foi realizada pelo Brasilturis, sobre o mercado de Turismo, enfatizando tendências.

A palestra foi iniciada com dados gerais sobre o Turismo. O ano de 2023 está bastante positivo para o mercado no Brasil, com a previsão de arrecadação de R$ 725 bilhões, segundo o Relatório de Impacto Econômico, produzido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), correspondente a 7,8% do PIB nacional e um aumento de 5% em relação ao ano passado.

A utilização da tecnologia foi um dos pontos da palestra. Segundo levantamento, 85% dos brasileiros pesquisam mais antes de comprar do que há cinco anos. Desta forma, o viajante já tem muitas respostas antes de falar com os agentes de viagens e, por isso, os profissionais devem estar preparados para atender seus clientes.

Outro ponto abordado é que as redes sociais estão cada vez mais influenciando os viajantes. Segundo o relatório “Global Trends Report 2023”, da American Express, 75% dos entrevistados foram influenciados pelas redes sociais para escolher seu destino de viagem. Além disso, 48% das pessoas querem viajar para locais instagramáveis – esse número aumenta para 65% se consideradas apenas pessoas das gerações Z e Millennials. Desta forma, é importante que hotéis, destinos e empresas estejam com uma presença interessante nas redes sociais.

E falando sobre Destinos, o Brasilturis ainda apresentou as chamadas set-jettings: viagens inspiradas em locais que serviram como locação para séries e filmes. Um exemplo de sucesso é “Game of Thrones”, seriado da HBO gravado na Croácia e que foi responsável pelo aumento de turistas na localidade Dubrovik, gerando a arrecadação de mais de 126 milhões de euros entre 2012 e 2015.

Por outro lado, há muitos viajantes que estão procurando o caminho inverso e querem se desconectar. Ainda segundo o relatório da American Express, 75% dos entrevistados estão pensando em diminuir o tempo de exposição de telas, buscando beneficiar a saúde mental.