O Grupo Cataratas está ampliando as iniciativas de ecoeficiência a fim de reduzir o impacto ambiental, com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono de suas operações. O grupo, que investe há dois anos em estratégias para reduzir o impacto associado às emissões dos gases de efeito estufa na operação dos parques, agora passou a neutralizar suas emissões por meio da compra de créditos de carbono gerados por uma pequena central hidrelétrica.

As emissões são compensadas por meio da aquisição de créditos de carbono gerados por iniciativas que reduzem ou evitam o lançamento de gases de efeito estufa, certificadas pela ONU em um programa que faz parte da Convenção das Nações Unidas para a Mudança Climática – UNFCCC. “Somos integrantes do Pacto Global da ONU, uma iniciativa que une empresas em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODSs. Nosso compromisso com as mudanças climáticas compõe uma séria agenda de programas e iniciativas na busca por um futuro de equilíbrio entre a sociedade e a natureza”, conclui Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas.

A jornada de responsabilidade com as mudanças climáticas teve início em 2021, em parceria com o Grupo Econom, no Programa O’Green, dando início à produção do inventário e neutralização das emissões das operações do Rio de Janeiro. Já em 2022, a missão foi ampliada para todos os atrativos da empresa no Brasil (AquaRio, BioParque do Rio, Paineiras Corcovado, EcoNoronha e Urbia+ Cataratas), incluindo ainda uma agenda de avaliação e criação de estratégia para a redução das emissões.

Esses atrativos turísticos já possuem diversas alternativas sustentáveis, que foram implementadas como parte do compromisso e agenda de responsabilidade socioambiental da empresa. Alguns parques do Grupo Cataratas já funcionam com placas solares como fonte complementar de energia elétrica – no AquaRio, por exemplo, as placas solares ajudam o atrativo a deixar de emitir cerca de 35 toneladas de gases de efeito estufa anualmente -, o tratamento e recirculação de água é usado como ferramenta de economia do consumo em parques como o Bioparque e o AquaRio, a EcoNoronha opera uma edificação 100% sustentável na Praia do Leão, os uniformes usados dos colaboradores são destinados a projetos de reaproveitamento de tecidos, evitando o descarte em aterro sanitário.

Entre as principais fontes de emissões de carbono do Grupo Cataratas estão o transporte e a energia. Mesmo com baixos níveis de emissões totais, quando comparado com outras atividades econômicas, a ideia é que a redução dos gases de efeito estufa cheguem a menor taxa possível.

“Nosso compromisso é de longo prazo. Queremos entender o impacto que geramos e neutralizá-lo através da compensação. Mas não vamos parar por aí: estamos nos comprometendo com uma agenda de redução das emissões de nossas operações e de estudo de como podemos gerar créditos a partir de nossas atividades que apoiam a conservação da biodiversidade e restauração de ecossistemas”, comenta Talita Uzeda, gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas.