O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou sua Pesquisa Mensal de Serviços referente ao mês de julho, demonstrando um crescimento no potencial turístico do Brasil. O indicador que avalia a atividade turística nacional está 7,8% acima do mesmo período em 2022, marcando um aumento após o primeiro ano pós-pandemia. O setor de serviços, que inclui o turismo, também registrou um crescimento de 12,8% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Esse movimento positivo foi impulsionado pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, locação de automóveis, restaurantes, serviços de bufê, transporte rodoviário coletivo de passageiros, além de hotéis e agências de viagens.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou o potencial do turismo para contribuir com a economia do país, gerando riqueza, renda e empregos. Ele enfatizou que o turismo é uma atividade sustentável, uma “indústria verde”, especialmente no Brasil, que possui muitos atrativos naturais. O governo está investindo para o desenvolvimento contínuo do setor.

Em termos regionais, destacam-se estados como São Paulo, com um aumento de 9,4%; Rio de Janeiro, com 14,0%; Minas Gerais, com um aumento de 16,1%; e Bahia, com um aumento de 21,5% em relação ao ano passado.

Comparando com junho deste ano, o índice apresentou um aumento de 0,7%, liderado por São Paulo, com alta de 4,2%. Bahia (4,4%), Rio de Janeiro (1,4%) e Rio Grande do Sul (1,9%) também registraram crescimento. Por outro lado, Distrito Federal (-3,7%) e Espírito Santo (4,4%) foram as regiões que tiveram as maiores variações negativas. Quando comparado com o período pré-pandemia, em fevereiro de 2020, o índice também demonstrou um aumento de 6,2%.

A Pesquisa Mensal de Serviços avalia uma variedade de setores, incluindo hotéis, transporte (aéreo e rodoviário), agências de viagens, restaurantes e outros serviços relacionados ao turismo. Ela abrange 22 dos 166 serviços monitorados pelo IBGE.