A Costa Cruzeiros completa seu 75º aniversário neste ano, e, para comemorar esse feito memorável, reuniu cerca de 300 pessoas em uma festa no Tetto Rooftop Lounge, em São Paulo. A celebração reuniu diversos colaboradores da empresa, incluindo líderes, como Dario Rustico, presidente executivo pela américa latina, e Ruy Ribeiro, diretor executivo da Costa Cruzeiros. Convidados especiais também marcaram presença, como Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo; Patty Leone, apresentadora do programa Mala Pronta; Aldo Leone, presidente da Agaxtur Turismo; Domenico Fornara, cônsul da Itália em São Paulo, além de representantes da cidade de Santos .

“Comemorar este aniversário é como comemorar as raízes da amizade entre a Itália e o Brasil.”

Domenico Fornara, Consul da Itália em São Paulo

A Costa Cruzeiros é uma das principais empresas de cruzeiros do mundo, com sede na Itália. Fundada em 1854 como uma empresa de transporte de carga, fez uma transição para cruzeiros de passageiros em meados do século XX. O primeiro navio de cruzeiro da Costa, o Anna C, partiu em 1948, marcando o início de sua jornada no setor de cruzeiros. Ao longo dos anos, a Costa Cruzeiros expandiu sua frota e presença global, oferecendo cruzeiros para destinos exóticos ao redor do mundo. Em 2023, a empresa comemorou seu 75º aniversário, destacando sua longa história e conexão com o Brasil, onde realizou sua primeira viagem de cruzeiro.

Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para a América Central e do Sul. -Foto: Greg Grigoragi (Brasilturis)
Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para a América Central e do Sul. – Foto: Greg Grigoragi (Brasilturis)

Dario Rustico, presidente da companhia, contou um pouco sobre a trajetória da Costa Cruzeiros e a resistência da empresa em diversos momentos de crises globais durante todos esses anos, como a Segunda Guerra Mundial, no qual apenas o navio Langano sobreviveu aos conflitos, além da pandemia causada pela covid-19, que causou uma redução significativa das operações e exigiu diversos protocolos de segurança.

“Comemoramos os 75 anos de história da Costa Cruzeiros, uma trajetória que também coincide com os 75 anos de operações na América do Sul e no Brasil. Tudo começou em 1948. Agora, comemoramos esse marco de forma grandiosa, marcado pela maior temporada de cruzeiros da história da Costa Cruzeiros no Brasil em 2023/2024, enquanto olhamos para um futuro que promete oferecer novos horizontes e mercados aos nossos passageiros”, revela Rustico.

Em depoimento exclusivo ao Brasilturis, Domenico Fornara, cônsul da Itália em São Paulo, expressou sua alegria em comemorar as conquistas da empresa marítima. ” A Costa Cruzeiros é uma empresa muito importante, naturalmente, para a Itália, para os italianos no Brasil e para as trocas culturais e turísticos entre os dois países. Isso porque é uma empresa que desde o início trouxe também muitos imigrantes que vieram da Itália para trabalhar no Brasil e isso ajudou a criar uma união entre os dois países e uma parceria muito forte para o desenvolvimento da Itália”, declara o profissional.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO:

Temporada de Cruzeiros 2023/2024

A Costa Cruzeiros trará para essa temporada na América do Sul, três navios: Costa Favolosa, Costa Diadema e Costa Fascinosa, com viagens entre novembro de 2023 e maio de 2024. Os navios percorrerão as costa do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Bahia. Além disso, a companhia irá percorrer pela Argentina e Uruguai. No total, serão mais de 60 cruzeiros programados para receber turistas durante esse período.

Robeto Lucena, Secretário de Turismo de São Paulo, dando depoimento aos convidados do evento. -Foto: Greg Grigoragi (Brasilturis)
Roberto de Lucena discursando durante a celebração. – Foto Greg Grigoragi (Brasilturis)

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, contou como anda o planejamento entre o governo do Estado e a Costa Cruzeiros para a temporada de cruzeiros que está próxima. ” O governo do Estado de São Paulo está muito motivado, estamos apoiando o planejamento das companhias que trabalham com os cruzeiros marítimos para que possamos aumentar o número de navios e melhorar o fluxo da temporada. Estamos discutindo uma pauta em parceria com a prefeitura de Santos, para aumentarmos ainda mais o número de navios, trazendo consequentemente um número maior de turistas”, afirma o executivo.