O Turismo de Portugal está promovendo cada vez mais as experiências, serviços e produtos disponíveis no país europeu. Durante o Roadshow Portugal Trade Meeting 2023, que ocorre nesta sexta-feira (22), no Consulado de Portugal, em São Paulo, Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal, compartilhou com o Brasilturis números e dados impressionantes que destacam a importância do mercado brasileiro para o turismo em Portugal.

Cardoso enfatizou que o Brasil continua sendo um dos principais mercados em termos de receita para Portugal. Ele previu um crescimento substancial para o setor, afirmando: “Acredito que nosso crescimento será acima dos dois dígitos, possivelmente entre 30% e 35% em receita de turistas em comparação com anos anteriores.”

No entanto, ele também observou que, apesar desse crescimento impressionante, ainda estão ligeiramente abaixo dos números pré-pandêmicos de 2019, com uma diferença de cerca de 5% a 6%. Cardoso atribuiu essa discrepância a uma consideração importante. “Temos aproximadamente 400 mil brasileiros oficialmente vivendo em Portugal, sem contar aqueles com fortes laços portugueses e passaporte europeu. Isso faz com que as estatísticas oficiais subestimem a realidade, já que muitos brasileiros entram em Portugal sem passar pela imigração”, destacou.

O diretor do Turismo de Portugal também deixa claro a excelente conectividade entre Brasil e Portugal, com um aumento notável de 13% na quantidade de voos diretos entre os dois países, ligando Portugal a 12 cidades brasileiras, superando o cenário em 2019. A ocupação desses voos tem se mantido impressionantemente acima dos 90% a 93%. Contudo, Cardoso deixa claro que a conectividade europeia ainda não se recuperou totalmente.

O diretor ainda apontou para 2023 como o ano de recuperação do Turismo, observando que as pessoas, especialmente os mais jovens, estão com uma “vontade gigante de conhecer o mundo” e valorizam a receptividade dos países que visitam. Ele enfatizou que Portugal é um destino atrativo por sua autenticidade, cultura única e gastronomia distinta. “Portugal é muito diferente dos outros, não apenas em sua cultura próxima à brasileira, mas também em sua gastronomia, vinhos e enoturismo”, afirma.

Em relação ao futuro, Cardoso assegurou que as ações do Turismo de Portugal continuarão a se expandir e que eles estarão presentes em eventos importantes, como o Festival Internacional de Gramado – Festuris. “Estamos já preparando o próximo ano com mais novidades ainda”, instiga.